Forma de atuação:
Apoio técnico a políticas públicas
Apoio ao International Early Learning and Child Well-being Study (Iels) no Brasil
Status: Em andamento
-
Objetivo
Implementar o Iels no Brasil a fim de avaliar o desenvolvimento de crianças na pré-escola
-
Público
Gestores públicos do Executivo Federal
-
Parceiros
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), B3 Social, Instituto Beja, Instituto Tecendo Infâncias, Itaú Socia, Fundação Lemann
O International Early Learning and Child Well-being Study (Iels) é uma iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para coletar dados inéditos e produzir indicadores sobre bem-estar, aprendizagem e desenvolvimento de crianças de 5 anos em diferentes países.
O estudo será aplicado entre 2024 e 2026, a partir de um levantamento de dados com as famílias e educadores de 4 mil crianças em mais de 280 escolas, além da disponibilização dos resultados e análises finais. A iniciativa reúne informações sobre contextos e experiências prévias da criança, literacia e numeracia emergentes, autorregulação e habilidades socioemocionais.
No Brasil, sua implementação é viabilizada por uma coalizão liderada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, tendo como parceiros financiadores B3 Social, Instituto Beja, Instituto Tecendo Infâncias, Itaú Social e Fundação Lemann.
Outros sete países fazem parte da iniciativa: Azerbaijão, Bélgica, Emirados Ãrabes, Holanda, Inglaterra, Malta e Suíça. Ao participar do grupo avaliado pelo Iels, o Brasil passa a integrar uma comunidade internacional que têm a primeira infância como foco principal de trabalho – um valioso foro para trocas e construções conjuntas sobre políticas públicas para a primeira infância.
-
Resultados esperados
A iniciativa irá gerar um diagnóstico orientador para apoiar a formulação e o fortalecimento de políticas nacionais, em especial de educação infantil, e realizar análises comparativas entre países. Ao considerar os ambientes em que as crianças vivem e permitir que expressem seus interesses e aspirações futuras, o estudo busca também ampliar a compreensão sobre as múltiplas infâncias no país, abrangendo diferentes regiões e contextos de vulnerabilidade.