Forma de atuação:
Produção de conhecimento
Qualidade da educação infantil
no Brasil: análise
do Saeb 2021
Status: Concluído
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Objetivo
Apresentar um diagnóstico inédito das desigualdades da educação infantil no Brasil a partir dos dados do Saeb 2021
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Público
Gestores públicos do Executivo Federal
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Parceiros
Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/UFRJ)
O estudo realizado pela Fundação e pelo Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/UFRJ) apresenta um diagnóstico inédito sobre a qualidade e as desigualdades da educação infantil no Brasil a partir dos dados do Saeb Educação Infantil de 2021 (incluídos pela primeira vez na avaliação), do Censo Escolar 2022 e de bancos de dados demográficos.
Entre as dimensões analisadas, estão infraestrutura física, condições de gestão e recursos pedagógicos. Os resultados reforçam as desigualdades regionais, por dependência administrativa (escolas públicas e privadas conveniadas e não-conveniadas) e tipo de oferta.
O estudo é desdobrado em mais duas publicações: uma análise de indicadores de qualidade da educação infantil por cada estado do Brasil, além de um guia com reflexões sobre aspectos técnicos e sugestões para fortalecimento da avaliação da qualidade da educação infantil nas próximas edições.
As publicações trazem dados valiosos e consolidados com reflexões importantes que podem subsidiar políticas públicas capazes de promover acesso, qualidade e diminuição das desigualdades na educação infantil.
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Resultados
Os resultados apontam que cerca de 30% dos municípios brasileiros não apresentam critérios técnicos para a escolha de diretores nas escolas de educação infantil. Os dados também indicam baixa frequência de brinquedos para o público infantil como gira-gira (46,2%), gangorra (38,5%), e balanço (34,3%) nas escolas. A oferta de programa de formação de professores destinados exclusivamente à Educação Infantil também foi observada: cerca de 21% dos municípios indicaram não possuir programas desse tipo.
Acesse o estudo