Instituto Mauricio de Sousa e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal distribuem 1.700 kits em ação de incentivo à leitura

Iniciativa faz parte da campanha “Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda”, com atividades no interior de São Paulo

Publicado em 28/10/2025 05:22, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Uma mãe lê para seu filho, que segura um livro deitado na cama. Ilustra matéria sobre campanha de distribuição de kits de leitura realizada pela Fundação Maria Souto Vidigal e Instituto Mauricio de Souza.

A campanha “Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda”, fruto da parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), dá mais um passo importante em sua missão de estimular a leitura durante a primeira infância, classificada de 0 a 6 anos de idade. Ao todo, foram entregues 1.700 kits de leitura, cada um composto por cinco gibis, que foram destinados para parceiros no estado de São Paulo.

Os territórios selecionados – Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcellos; Barra de São Miguel e Cidade de Deus, em Guarulhos; Jardim Lapena, no extremo leste da cidade de São Paulo – integram a campanha “Territórios do Cuidado”, uma iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que conta com a parceria da Gerando Falcões e, no caso do Jardim Lapena, com o apoio da Fundação Tide Setubal.

Nessas regiões, as ações de mobilização aconteceram entre os dias 11 e 25 de outubro, em celebração ao Mês das Crianças, com foco na promoção da leitura e no fortalecimento do vínculo entre cuidadores e crianças pequenas

A campanha, que estreou ainda em 2025 com o personagem Nelson Neto, o Nenê, redesenhado com os traços da Turma da Mônica Baby, tem como propósito sensibilizar cuidadores sobre a importância da leitura e contação de histórias desde os primeiros anos de vida, e reforça o compromisso social do Instituto com a alfabetização. O personagem simboliza a importância do cuidado, do afeto e da escuta ativa na primeira infância.

Criado em 2020, Nelson Neto nasceu para chamar a atenção dos pais e cuidadores para a promoção do desenvolvimento infantil em suas múltiplas dimensões (saúde, nutrição, educação, segurança e cuidados responsivos).

“Acreditamos no poder das histórias para transformar a infância e fortalecer os vínculos familiares. Trazer o cuidado com a infância como centro da campanha é essencial para ampliar a atenção social sobre o tema e inspirar mais famílias a criarem momentos de leitura com seus filhos”, afirma Marina Sousa, diretora-executiva do Instituto Mauricio de Sousa.

“Parcerias como esta mostram a força que nasce quando diferentes instituições se unem em torno de um mesmo propósito: garantir que cada criança tenha um início de vida repleto de afeto, cuidado e oportunidades. Ao lado do Instituto Mauricio de Sousa, conseguimos somar expertises e alcançar mais famílias, promovendo a leitura como um gesto de vínculo, desenvolvimento e amor na primeira infância”, finaliza Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Compartilhe