Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site
capa-o-que-fazemos-fundacao-maria-cecilia

O que fazemos

Alavancamos políticas públicas e ativamos a sociedade pela primeira infância

Estratégias

Uma sociedade consciente da importância dos primeiros anos de vida e dos direitos fundamentais das crianças naturalmente irá demandar por políticas que as atendam. Da mesma forma, a oferta de serviços de qualidade para a população tem impacto crucial no desenvolvimento infantil, contribuindo para a construção de um país mais justo e equitativo. Por isso, trabalhamos para alavancar as políticas públicas e ativar a sociedade pela primeira infância.

Formas de atuação

Produção de conhecimento

Tem como objetivo a produção de análises, dados e informações que colaborem, subsidiem e qualifiquem as demais estratégias

Mobilização de lideranças

Procura sensibilizar quem toma decisões – ou quem influencia esses tomadores de decisão – relacionadas às políticas públicas de primeira infância em âmbito municipal, estadual e federal

Apoio técnico às políticas públicas

Busca colaborar com a criação, a execução e o monitoramento de ações que alcancem quem de fato precisa delas: as crianças e suas famílias

Sensibilização da sociedade

Chama a atenção de toda a sociedade para a importância dessa etapa da vida e dissemina práticas parentais positivas para as crianças pequenas e suas famílias

Fortalecimento do ecossistema

Pretende ampliar a rede de organizações e parceiros que atuam pelo fortalecimento das políticas e ações em prol da primeira infância

Educação infantil

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é um direito constitucional de todas as crianças brasileiras. O acesso a uma educação de qualidade contribui para o desenvolvimento da criança, introduz e fortalece as bases para aquisição de competências e habilidades, com impacto positivo nas etapas seguintes, como alfabetização e aprendizagem ao longo da vida. Por outro lado, ao fazer parte de uma fase crucial da vida da criança, quando não ofertada com qualidade, também pode impactar o seu desenvolvimento.

A educação infantil foi eleita como um dos temas prioritários de atuação por ser uma etapa fundamental para que meninas e meninos possam se desenvolver, vivenciar toda a riqueza dos primeiros anos e estarem preparados para as etapas seguintes de aprendizagem. Por isso, a Fundação defende a oferta de creche para quem quer ou precisa e da pré-escola para todos, com qualidade e equidade.

Parentalidade

A família, em seus múltiplos arranjos, é o primeiro e mais importante espaço de desenvolvimento da criança. A parentalidade, relação do adulto com a criança, tem papel central nesse processo. Desde a gestação, os cuidados, os estímulos e o afeto podem ser determinantes na vida das crianças e impactar seu presente e futuro. Por isso, a Fundação defende que é preciso fortalecer quem cuida e dar apoio às famílias, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade.

A exposição a adversidades e fatores de risco, como pobreza, insegurança alimentar e violência, são obstáculos ao desenvolvimento infantil. Políticas públicas que apoiem os adultos no seu papel de cuidadores são caminhos para combater tais desafios. Alguns exemplos são os programas de transferência de renda, fortalecimento parental e promoção do desenvolvimento infantil com o uso de estratégias baseadas em evidência, como visitas domiciliares e campanhas de comunicação.

Avaliação do desenvolvimento infantil

Monitorar as conquistas de cada criança para melhor atendê-las e garantir o alcance de seu pleno potencial. Para isso, é essencial a construção de uma rede de atenção preparada para acompanhamento, triagem e suporte a esse desenvolvimento. Essa rede deve atuar em parceria com os cuidadores para que estejam informados, engajados e empoderados sobre os estímulos, os incentivos e o apoio que toda criança precisa para se conhecer e explorar o mundo desde o início da vida.

A maior parte das informações disponíveis nas principais bases de dados brasileiras apresenta fatores que tratam da sobrevivência das crianças, como mortalidade, ou de aspectos biológicos, como peso e altura – sem considerar os marcos fundamentais do desenvolvimento infantil. Essa insuficiência de informações é um obstáculo para o planejamento de políticas públicas efetivas que possam atuar contra as inúmeras desigualdades que aparecem desde a primeira infância. A Fundação elegeu a Avaliação do Desenvolvimento Infantil como um de seus campos temáticos de atuação. Afinal, o que não se pode medir, não se pode melhorar.

Educação infantil

Parentalidade

Avaliação do desenvolvimento infantil

• Quem também pode atuar pela primeira infância?

A Fundação acredita que, juntos,
    somos capazes de fazer com que a primeira infância seja prioridade
    no país. Não amanhã, mas agora.
    Saiba como colaborar também!

• gestores

Gestores públicos

Conteúdos para lideranças e profissionais da gestão pública, nas esferas municipal, estadual e federal, com foco na implementação de políticas para a primeira infância

• mega