Banco Interamericano de Desenvolvimento e parceiros lançam Hub de Desenvolvimento da Primeira Infância
O Hub é o primeiro site que reúne e disponibiliza, em um único local, aprendizagens e conhecimentos sobre a primeira infância produzidos na região da América Latina e Caribe. Saiba mais!
Publicado em 25/09/2020 02:33, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Em parceria com o Fundo de Inovação para o Desenvolvimento da Primeira Infância, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lança o Hub de Desenvolvimento da Primeira Infância: Conhecimento e Inovação para América Latina e Caribe, uma página web que promove a troca de conhecimentos, mostra a outras partes do mundo a riqueza de conhecimentos produzidos na região e oferece recursos e ferramentas práticas para implementar ações em prol do desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.
O hub se destina a governos, organizações nacionais e internacionais, setor privado, sociedade civil, academia, estudantes, famílias e todos os interessados em conhecer e aprender sobre o desenvolvimento da primeira infância. Disponível em espanhol, inglês e português, o hub oferece uma série de recursos, incluindo um mapa interativo da região com inovações em desenvolvimento infantil e a descrição de cada uma delas, bem como links para informações adicionais.
O lançamento também facilita o acesso a uma série de recursos produzidos por diferentes organizações que atuam na América Latina e no Caribe, com publicações, estudos de avaliação do desenvolvimento na primeira infância, blogs, materiais para intervenções, eventos, webinários, entre outros.
Sobre o lançamento
O Hub de Desenvolvimento da Primeira Infância chega em um momento crítico para essa fase da vida. Com a interrupção de inúmeros serviços de desenvolvimento infantil na região e as quase 19 milhões de crianças em idade pré-escolar fora da escola em razão da covid-19, é preciso criar urgentemente espaços que fomentem a troca de ideias e referências. Assim, os países podem repensar, criar e articular serviços de qualidade flexíveis e resilientes, capazes de garantir a continuidade do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças mais novas – especialmente aquelas das famílias mais afetadas pela crise econômica como resultado da pandemia.
As evidências mostram que os serviços de desenvolvimento infantil de qualidade são a melhor garantia de um bom começo para todas as crianças nascidas na América Latina e Caribe. Os dados disponíveis indicam que há lacunas nos níveis de desenvolvimento desde a mais tenra idade, entre crianças que crescem em famílias em diferentes níveis de condição socioeconômica. Essas lacunas persistem e aumentam com a idade e, quando as crianças iniciam sua vida escolar, resultam em diferenças significativas no processo da aprendizagem.
Por isso, é imprescindível buscar mecanismos para garantir que as mais de 50 milhões de crianças de 0 a 5 anos na região, particularmente aquelas de famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial desde os primeiros anos de vida por meio de experiências significativas e ricas em interações de qualidade, em casa, na creche e na pré-escola.
Nesse sentido, os governos reconheceram a importância de investir na primeira infância. No entanto, ainda é preciso obter qualidade nos serviços em grande escala por meio da geração de conhecimentos, articulação setorial, fortalecimento de redes e criatividade na concepção de programas inovadores e eficazes em termos de custo. O Hub de conhecimentos sobre desenvolvimento da Primeira Infância é um esforço singular, que busca contribuir para esse propósito por meio de aprendizagem coletiva.