Universidade de Columbia oferece bolsas para reportagens sobre primeira infância e pandemia
Apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, programa de fellowship para jornalistas investirá US$ 1,5 mil em cada projeto selecionado, focado nos efeitos da pandemia sobre o desenvolvimento infantil
Publicado em 22/01/2021 03:51, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
O Dart Center for Journalism and Trauma, projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, em Nova York, está lançando uma formação (fellowship) virtual para profissionais sediados no Brasil, Venezuela e Colômbia, com foco nos efeitos da pandemia de coronavírus no crescimento, desenvolvimento e bem-estar das crianças. As inscrições vão até às 19h de 9 de fevereiro de 2021.
Qualquer jornalista que viva e trabalhe nestes países da América Latina poderá se inscrever para o projeto, que ocorre de 15 de março a 31 de agosto de 2021. São aceitas propostas de reportagem única, série de reportagens, longas narrativas ou matérias de investigação nos formatos impresso, on-line ou audiovisual. O programa é conduzido em português e inglês e, por isso, os candidatos devem ser fluentes em ao menos uma dessas línguas.
A pandemia exige jornalismo especializado
Desde 2020, a covid-19 impôs estresse adicional às crianças e aos seus responsáveis, que além de estarem submetidas a uma situação crítica para o desenvolvimento cerebral, da boa saúde e do bem-estar, também foram impactadas pelo afastamento das estruturas educacionais e do contato com professores — especialmente aquelas que vivem em ambientes de adversidade econômica e social.
“A pandemia também trouxe dificuldades para que os jornalistas exerçam a cobertura desses problemas, tornando inviável viajar para workshops e adicionando riscos à reportagem in loco. No entanto, a demanda pelo trabalho jornalístico não foi reduzida ou eliminada: a necessidade de cobertura, esclarecimentos e análises que os meios de comunicação fornecem só cresceu”, avalia o Dart Center.
Os contemplados pelo programa recebem uma bolsa de US$1,5 mil cada para investir em seu projeto. Além disso, terão o acompanhamento de uma experiente tutora e deverão participar de webinários mensais com especialistas nos campos de ciência, educação, saúde pública e jornalismo.
Sobre o projeto
Apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil), Bernard van Leer Foundation (Holanda), Jacobs Foundation (Suíça) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos), este projeto de fellowship integra a “The Early Childhood Reporting Initiative: Covering Trauma, Resilience and the Developing Brain” (Iniciativa de reportagens na primeira infância: cobrindo trauma, resiliência e desenvolvimento cerebral, em português), programa permanente de treinamento do Dart Center para melhorar a cobertura do desenvolvimento na primeira infância ao redor do mundo. Para saber mais sobre os mentores, critérios de seleção e ter outras informações, acesse a página do Dart Center.