Universidade de Columbia anuncia selecionados para fellowship sobre primeira infância e pandemia
Apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, programa financiará 12 pautas jornalísticas com US$ 1,5 mil; projetos vêm do Brasil, Colômbia e Venezuela
Publicado em 10/03/2021 03:57, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
O Dart Center for Journalism and Trauma, projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, em Nova York, anunciou nesta quarta-feira (10) os 12 jornalistas selecionados para seu programa de bolsas de estudos e reportagens sobre a primeira infância e a covid-19.
Sediados no Brasil, Venezuela e Colômbia, os profissionais irão desenvolver projetos sobre os efeitos da pandemia do coronavírus no crescimento, desenvolvimento e bem-estar de crianças pequenas. O programa de fellowship tem início na próxima segunda-feira, 15 de março.
Das 12 propostas escolhidas, nove são de jornalistas brasileiros, duas de colombianos e uma da Venezuela. Educação indígena, acesso aos alimentos e bem-estar mental em crianças pequenas estão entre os temas.
Sobre o programa
O programa é dirigido pelo jornalista Fábio Takahashi e tem o apoio das mentoras Mariana Kotscho e Daniela Tófoli, todos experientes jornalistas brasileiros na cobertura da primeira infância, que acompanharão os trabalhos e participarão de webinários mensais com especialistas nos campos de ciência, educação, saúde pública e jornalismo.
“Na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, acreditamos na importância da informação qualificada e que possa sensibilizar sobre o desenvolvimento nos primeiros anos de vida. E acreditamos no papel fundamental do jornalista para levar a essa informação, apurada, aprofundada para toda a sociedade, especialmente neste contexto desafiador da pandemia”, ressalta Paula Perim, diretora de Comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Bernard van Leer Foundation (Holanda), Jacobs Foundation (Suíça) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos) são outras organizações apoiadoras deste projeto de bolsa de estudos, que integra a “The Early Childhood Reporting Initiative: Covering Trauma, Resilience and the Developing Brain” (Iniciativa de reportagens na primeira infância: cobrindo trauma, resiliência e desenvolvimento cerebral, em português), programa permanente de treinamento do Dart Center para melhorar a cobertura do desenvolvimento na primeira ao redor do mundo.
Para saber mais sobre os mentores, os jornalistas e as pautas selecionadas, acesse a página do Dart Center.