Territórios do Cuidado: como transformar a relação de uma comunidade com suas crianças
Campanha “Território do Cuidado” é iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a ONG Gerando Falcões e Purpose Brasil
Publicado em 29/01/2024 04:33, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Lançada em 2023, a campanha “Territórios do Cuidado” teve como objetivo informar e inspirar novos comportamentos sobre cuidados básicos, interações, conversas, brincadeiras e educação infantil na Favela dos Sonhos, conhecida anteriormente por “Favela do Sapo”, em Ferraz de Vasconcelos (SP). Idealizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e realizada em parceria com a ONG Gerando Falcões e Purpose Brasil, a iniciativa contou com uma série de ações realizadas, tais como:
- Treinamentos de lideranças comunitárias sobre a primeira infância
- Campanha de distribuição de informações por diferentes meios, como rádios comunitárias, muros do território, WhatsApp e porta–a-porta
- Encontros, oficinas e rodas de apoio.
“Engajar as lideranças locais e envolvê-las no planejamento de estratégias foi fundamental para criar táticas de mobilização eficazes e com potencial de replicação”, diz Gabriel Gomes, Diretor da Purpose no Brasil.
Resultados
Por meio de pesquisa de opinião realizada após as intervenções, foram levantados resultados sobre a percepção da comunidade local referente às ações realizadas:
- 50% das pessoas afirmaram ter observado uma mudança na forma como a favela se relaciona com as crianças já nas semanas seguintes à intervenção;
- 42,4% das pessoas relataram aumento de atenção da favela em relação às crianças;
- 21,6% dos entrevistados disseram que as famílias pareciam mais unidas.
Para transmitir as mensagens da campanha, a Fundação contou com o Nelson Neto: personagem criado em 2020 pela instituição com intuito de dar suporte às famílias brasileiras no cuidado com crianças pequenas e informar sobre a primeira infância.
“Criança é ‘responsa’ de todo mundo. Conscientizar as pessoas da importância dos estímulos positivos é um ganho social a curto, médio e longo prazo e o projeto mostra que elas estão dispostas a melhorarem a relação com os pequenos”, explica Sarah Maia, Líder do Projeto pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
A importância da primeira infância no desenvolvimento infantil
Considerada uma janela de oportunidades, evidências científicas comprovam que as experiências vividas na primeira infância têm repercussões que podem impactar a vida toda: ao mesmo tempo que interações positivas contribuem para o pleno desenvolvimento infantil, as adversidades são prejudiciais. Fatores de risco como negligência e violência, falta de acesso a ambientes seguros de convivência podem impactar o desenvolvimento pleno das crianças.
“As interações sociais influenciam diretamente o comportamento das crianças pequenas e impactam nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança: físico e cognitivo. Por isso é tão importante uma comunidade ativa e ciente da importância de uma infância bem vivida”, complementa Sarah.
“Com esse projeto, temos um resultado de referência que pode ser replicado no resto do Brasil”, comemora Eduardo Lyra, CEO da Gerando Falcões. Vale ressaltar que ações do projeto Territórios do Cuidado, como grupos de escuta com cuidadores e oficinas de brincadeira continuam acontecendo no território com as lideranças da ONG Decolar.