Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

1º Seminário da Columbia University sobre Primeira Infância para Editores Brasileiros

Estão abertas as inscrições do seminário intensivo sobre a primeira infância para editores de notícia do Brasil

Publicado em 26/03/2024 04:39, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Em parceria com a Fundação, o Dart Center for Journalism and Trauma da Escola de Jornalismo da Columbia University está oferecendo um seminário intensivo de três dias para editores de notícias brasileiros de 23 a 25 de agosto de 2024, no Rio de Janeiro, com o objetivo de aprimorar a cobertura jornalística de saúde, educação, política, questões sociais e economia sob a perspectiva das crianças de 0 a 6 anos.

O seminário é destinado a editores de todos os veículos de imprensa brasileiros interessados no desenvolvimento da primeira infância e no impacto de questões sociais na vida das crianças.

As inscrições estão abertas, e o prazo para se candidatar é sexta-feira, 26 de abril, às 23h59. Dezesseis a dezoito editores de todo o país serão selecionados para esta oportunidade totalmente financiada.

As políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos são cruciais para ganhos na saúde, educação e igualdade, tanto para indivíduos quanto para a sociedade como um todo. Pesquisas do ganhador do Prêmio Nobel de Economia James Heckman mostram que, para cada dólar investido na primeira infância, a sociedade economiza sete dólares.

Além disso, o ano de 2024 é um ano eleitoral para os municípios, que desempenham um papel fundamental na execução de políticas públicas para a primeira infância. Portanto, conectar a imprensa e garantir a presença de editores no seminário é essencial para ampliar e qualificar a discussão sobre a causa em um momento chave, o qual impactará a vida de inúmeras crianças nos próximos quatro anos.

O seminário incluirá palestras, painéis, atividades de jornalista para jornalista e outros, abordando temas como a neurociência do desenvolvimento cerebral precoce, parentalidade, saúde, educação e equidade.

Palestrantes de seminários anteriores incluem pesquisadores e profissionais internacionalmente reconhecidos, como Dr. Jack P. Shonkoff, Diretor do Center on the Developing Child da Universidade Harvard, Dr. Charles Nelson III, Neurocientista e Professor de Pediatria da Universidade Harvard, e Juliana Prates, ex-diretora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

Será dada preferência a jornalistas que ocupam cargos editoriais de liderança em redações brasileiras (como editores executivos, editores-chefes, editores de editorias) em todo o país.

A experiência profissional dos candidatos e o compromisso com uma cobertura jornalística inovadora sobre crianças são considerados, assim como diferentes tipos de organizações de notícias, como mídia tradicional, veículos locais e independentes, entre outros.

O programa cobre os custos de transporte (aéreo ou terrestre), acomodações durante o seminário e refeições.

Histórias apoiadas por este programa receberam prêmios internacionais de organizações como a Fundação Gabriel García Márquez e o braço alimentar da ONU (FAO).

O seminário no Rio faz parte da Iniciativa de Jornalismo da Primeira Infância do Dart Center, lançada em 2017 para incentivar jornalistas de todo o mundo, incluindo no Brasil, a reportarem sobre crianças pequenas e seus cuidadores. Relatórios publicados podem ser encontrados aqui.
 

Liderança do Programa
 

A Bolsa de Jornalismo em Primeira Infância no Brasil do Dart Center é dirigida por Fábio Takahashi, ex-editor do jornal Folha de S.Paulo e fundador do Jeduca (primeira associação de repórteres de educação do Brasil).

A experiente repórter multimídia, escritora e correspondente internacional Irene Caselli, especialista em primeira infância, direito reprodutivo e cuidadores, lidera a Iniciativa de Jornalismo em Primeira Infância do Dart Center.

Karen Brown, renomada repórter de rádio e jornal e documentarista, com especialização em saúde, trauma e saúde mental, é a diretora da Bolsa Global de Jornalismo em Primeira Infância.

REQUISITOS DE CANDIDATURA
 

Para se candidatar ao programa, você deve criar uma conta gratuita no Submittable. Por favor, candidate-se aqui.
 

Para enviar uma candidatura completa, você precisará:
 

  • Currículo / CV
  • Biografia profissional
  • Carta de interesse: Sua carta deve abordar seu trabalho como jornalista e editor, suas experiências profissionais na cobertura de crianças ou seu interesse nesse tópico, e por que você deseja participar desta oportunidade. (No máximo 2 páginas)

Compartilhe