Agosto Verde, Mês da Primeira Infância, destaca importância desta fase no desenvolvimento infantil
Com tema “Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro” , campanha de sensibilização da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal vai espalhar conteúdos pela internet, TV, mobiliário urbano e transporte público
Publicado em 01/08/2024 04:42, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Período essencial para o desenvolvimento das crianças, a fase que vai até os 6 anos de idade ganha destaque neste mês com a chegada do Agosto Verde, o Mês da Primeira Infância.
Para marcar a data, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lança a campanha “Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro” , promovendo ações de conscientização sobre a importância dos cuidados e estímulos adequados para o desenvolvimento infantil.
A campanha começa com o lançamento do selo “Agosto Mês da Primeira Infância” , que identificará todos os materiais relacionados ao tema produzidos pela Fundação e seus parceiros – e está disponível para uso do público. Clique aqui para fazer o download do selo.
A programação também contará com o lançamento em vídeo do manifesto “Cada passo do começo” sobre a primeira infância e o lançamento do novo site institucional da Fundação.
As ações seguem com a veiculação de uma campanha audiovisual na TV e na internet estrelada pelo influenciador digital Nelson, o Nenê, que também ganhará às ruas, com divulgação nos relógios públicos e nas estações de metrô e trem de São Paulo (SP).
Essas iniciativas serão apoiadas ainda pela campanha #CuidarDeCadaCriança, com conteúdos nas redes sociais da Fundação, de influenciadores e de parceiros.
“Diversas evidências demonstram que investir nos primeiros anos de vida é uma forma efetiva de combater as desigualdades, romper o ciclo de pobreza que atravessa as gerações, evitar medidas compensatórias no futuro e proteger as infâncias de hoje e do amanhã. A celebração do Mês da Primeira Infância é muito importante, pois nos convida a espalhar essa mensagem, debater o tema com a sociedade e mobilizar a classe política” , afirma Mariana Luz, CEO da Fundação.
Esse é o segundo ano de celebração da data, que foi oficializada pela lei 14.617, de julho de 2023. Além de criar o Mês da Primeira Infância, o texto também determina a realização de diversas atividades por iniciativa dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Entre outras ações, a lei prevê a promoção de ações de conscientização, em todo o território nacional, sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças e a suas famílias e um esforço das casas legislativas em votar e priorizar debates sobre matérias voltadas às crianças na primeira infância.
Um avanço recente ocorreu no fim de junho, com a assinatura do decreto presidencial que estabelece diretrizes para a criação de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.
O decreto teve como base o relatório do Grupo de Trabalho (GT) Primeira Infância do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), do qual a Fundação e o Todos pela Educação assinam a relatoria técnica. Criado em agosto do ano passado, o GT teve como objetivo criar as recomendações para a construção desta política, que está em fase de elaboração e deve ser lançada em outubro.