Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Agosto Verde: Promoção da Primeira Infância no Brasil

Mês foi marcado por ações voltadas à conscientização da importância dos primeiros anos de vida

Publicado em 05/09/2023 04:26, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Montagem com fundo azul e a foto de um menino negro. A imagem contém o texto "O que se vive no começo da vida tem impacto a vida toda" e ilustra a matéria "Agosto Verde: Promoção da Primeira Infância no Brasil".

Agosto de 2023 representou um marco inédito para a primeira infância: com a sanção da Lei n° 14.617, o período foi instituído como o Mês da Primeira Infância.

A data busca mostrar a importância da atenção integral às gestantes, às crianças de até seis anos de idade e às suas famílias, com oferta de atendimento integral e multiprofissional, promoção dos vínculos afetivos e direito ao brincar. A nova lei também prevê um esforço do Legislativo em votar e priorizar debates sobre temáticas que impactam as crianças nos primeiros anos de vida.

Para a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, essa lei representa uma vitória na compreensão da sociedade brasileira voltada à importância dos primeiros anos de vida. “Estamos diante de uma evolução no arcabouço legal da primeira infância, que desde a Constituição de 88 até o Marco Legal é prioridade absoluta”, avalia Mariana Luz, CEO da Fundação. “Investir nessa fase traz benefícios no desenvolvimento cognitivo das crianças a curto prazo, melhora nos níveis de aprendizado a médio prazo e na escolaridade, empregabilidade, qualidade de vida e renda a longo prazo”, conclui.

Comunicação em prol da primeira infância 

Com o mês da primeira infância em voga, agosto também foi de muito trabalho para a Fundação, com ações de comunicação via imprensa e mídias digitais. Destaque para as matérias em veículos de relevância nacional, como esta reportagem no Valor Econômico que abordou a importância dos investimentos nesta fase da vida. Dois artigos de opinião, publicados no Correio Braziliense e UOL, também reforçaram o Agosto Verde na imprensa.

O mês também chamou a atenção para assuntos urgentes que impactam as infâncias: a educação infantil de qualidade foi tema do maior podcast jornalístico do Brasil. Em entrevista à Natuza Nery, no podcast O Assunto, Mariana Luz defendeu a educação infantil de qualidade e reforçou a potência da primeira infância.  

Na área de digital, o selo “Agosto Verde” carimbou as publicações da Fundação. Além disso, teve início a campanha nas redes “O que se vive no começo da vida tem impacto a vida toda”. Além de conscientizar sobre o Agosto Verde, o conteúdo foi atrelado às efemérides como o Dia dos Pais, Mês do Aleitamento Materno, Dia da Gestante e Dia da Educação Infantil. 

Já com o intuito de sensibilizar a sociedade, uma campanha digital utilizando histórias em quadrinhos foi lançada nas redes sociais do Nelson, o Nenê. Diversas tirinhas semanais com momentos vividos pela família Silva ilustraram crenças e tabus ligados à Primeira Infância. 

Atuação no Executivo e Legislativo 

A Fundação esteve presente nas principais ações governamentais realizadas durante o mês. O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República, apelidado de “Conselhão”, lançou no dia 23 de agosto o Grupo de Trabalho da Primeira Infância. A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal participou do evento de lançamento com ministros, vice-presidência e representantes da sociedade civil. No GT, a Fundação busca elevar a priorização orçamentária à primeira infância e a coordenação por meio de um comitê intersetorial ativo nacional.

A Fundação também participou de uma live para celebrar o Mês da Primeira Infância a convite do Ministério de Desenvolvimento Social, cujo objetivo foi conversar com profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sobre o reordenamento do Programa Criança Feliz; e de uma sessão solene para celebração deste mês na Câmara dos Deputados de São Paulo.

Compartilhe