Agosto Verde: Promoção da Primeira Infância no Brasil
Mês foi marcado por ações voltadas à conscientização deste período da vida
Publicado em 05/09/2023 04:26, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Agosto de 2023 representou um marco inédito para a primeira infância: com a sanção da Lei n° 14.617 o período foi instituído como o Mês da Primeira Infância.
A data visa trazer luz à importância da atenção integral às gestantes, às crianças de até seis anos de idade e às suas famílias, com oferta de atendimento integral e multiprofissional, promoção dos vínculos afetivos e direito ao brincar. A nova lei também prevê um esforço das casas legislativas em votar e priorizar debates sobre materiais voltadas às crianças na primeira infância
Para a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal essa lei representa uma vitória da compreensão da sociedade brasileira sobre a importância dos primeiros anos de vida. “Estamos diante uma evolução no arcabouço legal da primeira infância, que, desde a Constituição de 88 até o Marco Legal é prioridade absoluta” , avalia Mariana Luz, CEO da Fundação. “Investir nessa fase traz benefícios no desenvolvimento cognitivo das crianças a curto prazo, melhora nos níveis de aprendizado a médio prazo e na escolaridade, empregabilidade, qualidade de vida e renda a longo prazo” , conclui.
Comunicação em prol da primeira infância
Com o mês da primeira infância em voga, agosto também foi de muito trabalho para a Fundação, com ações de comunicação via imprensa e mídias digitais.
Destaque para as matérias em veículos de relevância nacional, como esta grande reportagem no Valor Econômico, que abordou a importância dos investimentos nesta fase da vida. Dois artigos de opinião, publicados no Correio Braziliense e UOL, também reforçaram o Agosto Verde na imprensa. O mês também chamou a atenção para assuntos urgentes que impactam as infâncias, como a insegurança alimentar, abordada nesta matéria no Jornal Hoje; já a educação infantil de qualidade foi tema do maior podcast jornalístico do Brasil – em entrevista à Natuza Nery, para o podcast O Assunto, Mariana Luz defendeu a educação infantil de qualidade e reforçou a potência da primeira infância.
Na área de digital, o selo “Agosto Verde” carimbou as publicações da Fundação. Além disso, teve início a campanha nas redes “O que se vive no começo da vida tem impacto a vida toda” . Além de conscientizar sobre o Agosto Verde, o conteúdo foi atrelado às efemérides como o Dia dos Pais, Mês do Aleitamento Materno, Dia da Gestante e Dia da Educação Infantil.
Já com o intuído de sensibilizar a sociedade, uma campanha digital utilizando história em quadrinhos foi lançada nas redes sociais do Nelson, o Nenê. Diversas tirinhas semanais com momentos vividos pela família Silva ilustraram crenças e tabus ligados à Primeira Infância.
Atuação no Executivo e Legislativo
A Fundação também esteve presente nas principais ações governamentais realizadas durante o mês.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República, apelidado de “Conselhão” , lançou no dia 23 de agosto, o Grupo de Trabalho da Primeira Infância. A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal participou do evento de lançamento com ministros, vice-presidência e representantes da sociedade civil. No GT, a Fundação buscará elevar a priorização orçamentária à primeira infância e a coordenação por meio de um comitê intersetorial ativo nacional.
A Fundação também participou de uma live para celebrar o Mês da Primeira Infância a convite do Ministério de Desenvolvimento Social, cujo objetivo foi conversar com profissionais do SUAS sobre o reordenamento do Programa Criança Feliz; e de sessão solene para celebração deste mês na Câmara dos Deputados de São Paulo.