Editores selecionados para o primeiro seminário da Universidade de Columbia sobre primeira infância
A Fundação e o Dart Center for Journalism and Trauma promovem formação inédita em primeira infância para editores no Brasil
Publicado em 03/06/2024 04:44, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
O Dart Center for Journalism and Trauma e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal anunciam o grupo de jornalistas selecionados para o primeiro Seminário da Universidade de Columbia sobre Primeira Infância para Editores Brasileiros, a ser realizado de 23 a 25 de agosto no Rio de Janeiro. O seminário reunirá 23 jornalistas editores de alguns dos principais veículos de notícias brasileiros e de todas as regiões do Brasil.
O grupo selecionado se reunirá durante três dias para sessões informativas com especialistas e participarão de painéis, workshops e conversas sobre a importância do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.
“O desenvolvimento na primeira infância está recebendo mais atenção na mídia. Com este seminário, voltado para jornalistas de alto nível que lideram redações, buscamos expandir e aprimorar ainda mais essa cobertura. O tema é ainda mais crucial este ano, com as eleições municipais em todo o Brasil, nas quais políticas públicas que afetam crianças de 0 a 6 anos estarão em pauta”, disse Bruce Shapiro, Diretor Executivo do Dart Center for Journalism and Trauma na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia.
Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, acredita que é uma oportunidade para ampliar o debate sobre a primeira infância. “Após décadas de conscientização sobre os primeiros anos, é hora de levar o debate para o próximo nível. Adotar uma abordagem sistêmica, que seja tanto intersetorial quanto interfederativa, é o caminho mais eficiente para implementar e sustentar políticas públicas para o desenvolvimento na primeira infância. Uma reunião significativa de jornalistas experientes é um momento para envolver a todos nós em dar passos adiante”, comentou.
O seminário faz parte do Dart Center’s Early Childhood Journalism Initiative, programa lançado em 2017 para incentivar reportagens centradas nas crianças de 0 a 6 anos e em evidências científicas, que também consideram a saúde mental e o bem-estar dos cuidadores. Apoiada pela Fundação Van Leer (Holanda), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos), a iniciativa já treinou e apoiou mais de 200 jornalistas de mais de 50 países.
Abaixo estão breves biografias dos 23 jornalistas selecionados, junto com apresentações dos líderes do seminário.
Amanda Frota
Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Assessoria de Comunicação pela Estácio. Tem experiência em redação e edição de textos jornalísticos para jornal, revista e plataformas digitais. Trabalha há mais de dez anos no O Povo, onde exerceu as funções de repórter digital, com foco em cobertura local, repórter de negócios, editora-adjunta no núcleo de branded content (conteúdo customizado/publicitário), editora-adjunta de Cidades e editora-executiva do Anuário do Ceará, edições 2023-2024 e 2024-2025. É entusiasta de temas como educação, primeira infância, direitos humanos, carreira e empreendedorismo.
Ana Paula Brasil
Gerente de Responsabilidade Social na Globo, é jornalista de formação e trabalhou por 20 anos nos principais telejornais da emissora. Formada pela UFRJ, tem pós-graduação em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela mesma universidade.
Ana Paula Pontes
Com 26 anos de atuação no Grupo Globo, a jornalista é uma profissional experiente nas plataformas digitais, com 16 anos dedicados à produção e otimização de conteúdos para SEO, tanto em hard news quanto em evergreen para a revista Crescer. Especialista em temas relacionados à maternidade e paternidade, infância, comportamento e saúde infantil, gravidez e bem-estar, ela ocupa atualmente o cargo de editora-chefe da Crescer. Nessa função, coordena a publicação mensal digital, o site, as redes sociais, além de eventos e projetos customizados. Em 2014, foi reconhecida com o Prêmio Orgulho Autista por uma reportagem sobre o tema. Possui vasta experiência na apresentação e mediação de eventos de saúde e lifestyle, produção de roteiros e relações públicas. Suas habilidades incluem liderança, gestão de equipe, trabalho em grupo, pensamento crítico e resolução de problemas.
Camila Salmazio
Mãe do Benjamin e da Madalena. Atualmente é diretora de programas de áudio do Brasil de Fato. Idealizadora e apresentadora do Radinho BdF, único podcast de jornalismo para crianças no Brasil. Também é uma das fundadoras do COLO – Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil. Em 2021 recebeu os prêmios Saúde da Criança, na categoria áudio, da Fundação José Luis Egydio Setubal; Microfone de Prata – entretenimento, do Prêmio de Comunicação da CNBB e menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog, categoria rádio. É uma das selecionadas do edital de jornalismo de educação do Jeduca de 2021.
Erica Chaves
Jornalista formada pela USP, roteirista e documentarista com 19 anos de experiência, trabalha na TV Globo há 11 anos. Na Globo passou por programas como Fantástico, Bem Estar, Mais Você, É de Casa e Encontro. Erica já viajou por 25 países e morou 5 anos na Espanha, onde foi correspondente internacional, se formou mestre em documentário transmídia pela Universidad Carlos III de Madrid e se tornou mãe. Há 6 anos nesta jornada materna, também estuda infância e formação integral.
Fernanda da Escóssia
Editora-executiva do Aos Fatos, organização jornalística que investiga a desinformação. É também professora da Uerj, onde coordena a Agência de Notícias Científicas e integra o grupo de pesquisa Jornalismo e Tecnologia. Seu livro “Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento” , resultado de sua tese de doutorado em História no CPDOC/FGV, foi usado como tema da redação do Enem em 2021. A pesquisa também mereceu o Prêmio de Antropologia e Direitos Humanos concedido pela Associação Brasileira de Antropologia. Foi repórter da Folha de S.Paulo, editora de Política de O Globo e editora da revista Piauí. Seu trabalho jornalístico tem como foco a desigualdade social brasileira, da infância às questões de gênero, passando por temas como fome, violência urbana, racismo e exclusão documental.
Inácio França
Diretor de Conteúdo da Marco Zero. Foi oficial-assistente e consultor de Comunicação do Unicef na Amazônia e no Semiárido. Como repórter, trabalhou no O Globo, Diário Popular (SP) e Diário de Pernambuco, onde recebeu um prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos, Jornalista Amigo da Criança (Fundação Abrinq/Unicef) e também duas menções honrosas do prêmio Ayrton Senna de Jornalismo pelos Direitos da Infância.
Jane Fernandes
Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA) e pós-graduada em Marketing pela UNIFACS, Jane Fernandes trabalha com reportagens escritas e assessoria de imprensa há mais de 20 anos. Na mídia impressa, atuou como repórter, chefe de reportagem e editora, dividindo sua trajetória entre o Correio e o A Tarde. Atualmente é editora assistente da Revista AzMina, construindo uma nova trajetória no jornalismo digital e independente.
Jean James de Albuquerque Gomes
Formado em Jornalismo e licenciado em Letras-Português, morador da periferia de Maceió (AL) e pós-graduado em jornalismo investigativo pelo IDP. Com experiência em revisão, edição, reportagem, primeira infância e jornalismo independente. Tem trabalhos publicados no UOL (TAB, VivaBem, ECOA e UOL Notícias), Agência Pública, Ponte Jornalismo, Estadão e Yahoo.
Jéssica Welma
Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduanda em Ciência Política. Especialista em Semiótica Aplicada à Literatura e em Escrita Literária. Atua na cobertura política do Ceará há mais de 10 anos. Atualmente é editora de Política no Diário do Nordeste e apresentadora do programa PontoPoder (Diário do Nordeste/Verdinha). Coautora do livro-reportagem “Na Marca do Pênalti – O Sonho de Ser Jogador de Futebol” . Está entre os 50 jornalistas mais premiados do Nordeste, no ranking de 2024 do Portal dos Jornalistas. Vencedora de prêmios como Prêmio Banco do Nordeste, Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos, do Prêmio Inep, Prêmio Prefeitura de Fortaleza e Prêmio Estácio.
Júlia Marques
É editora-assistente na equipe de Apostas de Audiência do UOL, desde 2022. Antes, atuou por nove anos no Estadão como repórter, na cobertura de saúde, educação, ciência e meio ambiente. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e pela Universidade Nacional de Córdoba.
Kátia Brasil
Cofundadora e editora executiva da Agência Amazônia Real. Formada em Jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso (RJ), tem mais de 30 anos de experiência na Amazônia com pautas sobre meio ambiente, política, economia, direitos humanos, defesa das mulheres, crianças e adolescentes. Passou pelos veículos: TVs Educativa e Cultura; jornal A Gazeta de Roraima; O Globo; Estado de S. Paulo; e Folha de S. Paulo. Entre as premiações conquistadas: Esso Regional Norte 1991; Women Journo Heroes, da International Women’s Media Foundation (IWMF) 2019, Prêmio Abraji 2020, Comunique-se 2021, e Vladimir Herzog 2022. É conselheira da Énois, do Tornavoz e da Comissão de Meio Ambiente da ABI. Integra o forbiddenstories.org. Mulher negra e feminista, integra o Fórum Permanente das Mulheres de Manaus e o coletivo Mães Pela Diversidade (RJ) de defesa LGBTQIAPN+.
Luisa Sá
Advogada e jornalista. Sua trajetória profissional como jornalista foi quase inteiramente realizada na TV Globo. Já passou pela Globo News e pelos jornais locais do Rio. Atualmente, é editora do Bom dia Brasil, onde dirigiu séries dedicadas à educação.
Mariana Correia
Jornalista pernambucana que atua como editora e repórter investigativa na Agência Pública. Também é idealizadora e cofundadora da Cajueira, uma curadoria de conteúdos da mídia independente dos estados do Nordeste, pesquisadora do Atlas da Notícia com foco no Nordeste e conselheira editorial do O Joio e O Trigo.
Nalu Saad
Coordenadora de Rede na Record Minas. Há 36 anos no jornalismo, já atuou em jornais mineiros e nacionais, rádios e portais em diversas editorias e suplementos infantis. É Jornalista Amiga da Criança pela Andi. Como escritora infantil, com cinco livros, desvenda questões relacionadas à saúde física e mental para as crianças de forma lúdica, carinhosa e empática. Em 2023, palestrou no TEDX sobre depressão e suicídio na infância.
Raquel Vieira
Jornalista, com formação em comunicação social e especialização em gestão de processos e marketing digital. Experiente em gestão de produtos e pessoas, com habilidade em conteúdos multiplataforma e estratégia de resultado digital através de conteúdo jornalístico relevante. Atua há 15 anos na NSC Comunicação, em Santa Catarina. É responsável pela curadoria de conteúdo digital do NSC Total e das CBNs Floripa e Joinville, além da supervisão do impresso semanal da NSC.
Rosângela Monteiro
Editora de Comportamento de Zero Hora. A área é responsável pela cobertura das editorias de Educação, Saúde, Comportamento, Tecnologia e Ambiente para Zero Hora e site GZH. Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com MBA em Comunicação Transmídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Thays Martins
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduada em Direitos Humanos. Hoje, subeditora no site do Correio Braziliense, onde trabalha desde 2017, com passagem como estagiária e repórter. No Correio, foi vendedora da primeira edição do prêmio Conif de jornalismo em 2018 e do prêmio Cláudio Weber Abramo de jornalismo de dados, em 2020. Também foi colaboradora do Projeto Comprova.
Tiago Mali
Foi editor na Revista Época, redator-chefe na Revista Galileu e editou os sites da ONU e do PNUD no Brasil. Foi diretor na Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) de 2021 a 2022. Em passagem anterior pela associação (2015-2018), deu aulas sobre jornalismo de dados e coordenou projetos de transparência. Por um desses projetos recebeu o Data Journalism Awards em 2017. Também recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog 2014. Exerceu o cargo de chefe de redação no Poder360 de 2019 a 2021. Desde agosto de 2021, ocupa o cargo de editor-sênior do jornal digital.
Valéria Oliveira
Jornalista no g1, o portal de notícias da Globo em Roraima. Cobre e coordena reportagens sobre questões ambientais na Amazônia como garimpo em terras indígenas, Terra Yanomami, política, eleições, colabora com jornalismo investigativo na Rede Amazônica e produções de TV.
Victoria Damasceno
Jornalista formada pela ECA-USP, atua como editora de Saúde e da iniciativa Todas na Folha de S.Paulo, onde trabalha desde março de 2021. Escreve sobre temas ligados aos direitos humanos, com foco em questões raciais e de gênero. Foi repórter de Cotidiano e enviada especial ao Qatar para a cobertura da Copa do Mundo de 2022. Atuou como pesquisadora no departamento de Ciência Política da Universidade Howard (EUA).
Victor Andrade
É editor da seção Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo desde 2021, com experiência de reportagem e edição nas áreas de educação, saúde e ciência. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de Sevilha (Espanha). Também foi responsável pela elaboração de guias Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), voltados para profissionais do jornalismo, sobre a cobertura de educação infantil, ensino fundamental 1 e financiamento do ensino básico.
Vitor Hugo Brandalise
Jornalista formado pela UFSC, foi editor digital na revista piauí, repórter e editor no jornal O Estado de S.Paulo. Atualmente é produtor sênior na produtora de podcasts Rádio Novelo. É autor de dois livros de não-ficção e ganhou prêmios de reportagem como o Petrobras de Jornalismo e o Vladimir Herzog.
LIDERANÇA DO PROGRAMA
Fábio Takahashi é o diretor do programa Primeira Infância no Brasil do Dart Center/Columbia University. É ex-editor do jornal Folha de S. Paulo, onde liderava a editoria de jornalismo de dados. Takahashi trabalhou anteriormente como repórter de educação na Folha de 2003 a 2016 e ajudou a criar o Ranking Universitário da Folha, a avaliação mais abrangente de instituições de ensino superior do Brasil. Takahashi foi bolsista Spencer na Columbia de 2016 a 2017. Ele também é fundador e atual diretor da Jeduca (a primeira associação de jornalistas de educação do Brasil), lançada em 2016. Em 2013, foi o primeiro jornalista a participar do Programa Executivo de Liderança em Desenvolvimento da Primeira Infância, um curso de curta duração na Universidade Harvard. Atualmente trabalha como gerente de conteúdo de PR na Loft.
Irene Caselli lidera a Iniciativa de Jornalismo sobre Primeira Infância do Dart Center/Columbia University. Ela também atuou como mentora de histórias para as bolsas de jornalismo da ECJI Global, Brasil e América Latina. Caselli é repórter multimídia e escritora, com duas décadas de experiência em rádio, TV e impressos, focando agora na primeira infância, direitos reprodutivos e cuidadores. Por uma década, Caselli foi correspondente estrangeira na América Latina, trabalhando para a BBC, The Washington Post, The Guardian, The New York Times e outros. Em 2019, começou a cobrir a primeira infância para The Correspondent. Em janeiro de 2021, lançou sua própria newsletter, The First 1,000 Days, onde continua escrevendo sobre os primeiros 1.000 dias, o período fundamental de nossas vidas que muitas vezes é negligenciado, em parte influenciado por sua experiência como mãe de Lorenzo e León. Ela publicou um capítulo em “Desbias a Notícia”, um livro sobre como tornar o jornalismo mais diverso. Produziu um documentário sobre futebol feminino e desigualdade de gênero, e um de seus curtas sobre o mesmo tema recebeu um prêmio de jornalismo colaborativo. Caselli recebeu bolsas da International Women’s Media Foundation, do European Journalism Centre e da Solutions Journalism Network. Ela fala seis idiomas (inglês, italiano, espanhol, alemão, francês, português) e agora está aprendendo grego.
Daniela Tófoli atuou como mentora de histórias para a Fellowship de Reportagem sobre Primeira Infância do Dart Center/Columbia University, no braço brasileiro. Tófoli é diretora editorial na Editora Globo, onde supervisiona o trabalho das revistas Marie Claire, Quem, Crescer, Galileu, TechTudo, Casa e Jardim e Monet, além da área de Conteúdo Digital. Ela é membro da Associação Nacional de Editores de Revistas. Seu trabalho tem se concentrado nas áreas de maternidade, família, saúde e educação. Ela foi palestrante convidada sobre os temas de maternidade para pais, mães e empresas. É autora do blog “Mãe de Tween”, sobre pré-adolescentes, e autora do livro “Pré-Adolescente: Um Guia Para Entender Seu Filho”. Tófoli é formada em comunicação pela Faculdade Casper Libero, em São Paulo, e completou um curso de publicação de revistas na Universidade Yale. Ela também é mãe de Helena, de 15 anos.
Mariana Kotscho atuou como mentora de histórias para a Fellowship de Reportagem sobre Primeira Infância do Dart Center/Columbia University, no braço brasileiro. Kotscho é jornalista com 30 anos de experiência como repórter e apresentadora de televisão, e trabalhou para várias grandes emissoras de TV no Brasil, incluindo TV Cultura e TV Globo. Ela é vencedora do Prêmio Vladimir Herzog por cobertura de questões de direitos humanos para a Globonews e consultora voluntária no Instituto Maria da Penha. Kotscho criou o programa “Papo de Mãe”, que aborda temas relacionados à educação, comportamento e saúde infantil. Após 12 anos na TV, Papo de Mãe agora é parceiro do site UOL. Na TV Globo (Bem Estar), Mariana Kotscho é comentarista sobre relações familiares e violência contra a mulher. Ela é mãe de três adolescentes: Laura, Isabel e André.