Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Fundação abre inscrições para curso gratuito sobre primeira infância, jornalismo e eleições

Promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com apoio da Abraji, Ajor e Jeduca, curso on-line é voltado a jornalistas de todo o Brasil

Publicado em 16/08/2022 04:19, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Montagem com informações sobre a segunda edição do curso "Primeira infância primeiro - jornalismo & edições", promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

A consciência sobre a importância dos primeiros seis anos de vida de uma criança mobiliza a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal a realizar, nos dias 14, 15, 21 e 22 de setembro, o 2º Curso Primeira Infância Primeiro – Jornalismo & Eleições. A atividade tem o apoio institucional da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; Ajor – Associação de Jornalismo Digital; e Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação.

Gratuito e on-line, o curso é voltado a jornalistas de todo o país e tem o objetivo de provocar discussões sobre a importância de políticas públicas para a primeira infância, além de estimular o debate sobre as eleições de 2022 no Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link até o dia 10 de setembro.

Programação do curso

Durante quatro noites, palestrantes especialistas em diferentes campos do conhecimento debatem temas como primeira infância, desenvolvimento e educação infantil, insegurança alimentar e vulnerabilidade socioeconômica.

Estão confirmados nomes como Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População na Universidade de Harvard (HSPH); Naercio Menezes Filho, professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso do Insper; e Maria Beatriz Linhares, professora associada de Neurociências e Ciências do Comportamento na Faculdade de Medicina da USP. Além dos especialistas, o curso terá a participação de profissionais da imprensa que conduzirão debates com os palestrantes. Para os interessados, o curso oferecerá certificado para quem cumprir 75% da carga horária.

“Nós entendemos que uma imprensa sensível ao tema da primeira infância é um motor para as transformações sociais que o Brasil precisa. Neste sentido, nossa intenção com o curso é colaborar com informações e uma programação que amplie a qualidade e a cobertura de temáticas que envolvam as crianças pequenas”, defende Mariana Montoro, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Fundação. 

Programação

Serão 12 diferentes mesas nos quatro dias de evento, com espaço para apresentação de especialistas, debate com jornalistas e participação do público. As mesas abordarão os desafios impostos pela covid-19 na atenção à primeira infância e o cenário que os novos gestores encontrarão em 2023; novos estudos sobre as desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil; e a colaboração entre governo federal, estados e municípios na oferta e implementação de políticas públicas.

Temas muito presentes no debate eleitoral também serão discutidos, como os impactos para o desenvolvimento infantil da insegurança alimentar; transferência de renda e os papéis da mulher nas famílias; os programas de visitação domiciliar; e os efeitos da violência nas crianças.

Serviço

2º Curso Primeira Infância Primeiro – Jornalismo & Eleições

Conteúdo Programático

Aula 1 – A primeira infância como princípio de tudo (14/09)

  • Abertura: Mariana Montoro, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

1ª parte – A primeira infância e seu impacto social – desafios pós-Covid-19

  • Com Marcia Castro, Chefe do Departamento de Saúde Global e População na Faculdade de Saúde Pública de Harvard; e Marcia Machado, Professora Associada do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e Cientista Chefe FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento)

2ª parte – Debate dos principais desafios da próxima gestão

  • Debatedores: Marcia Castro e Marcia Machado

3ª parte – Plataforma Primeira Infância Primeiro – O que é e como funciona?

  • Com Marcos Silveira, cofundador e Diretor Executivo do Datapedia

Aula 2 – Desafios da Educação Infantil e o debate eleitoral (15/09)

1ª parte – Creche para quem quer ou precisa, pré-escola para todos – as desigualdades no acesso

  • Com Marcos Wink, Professor do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); e Beatriz Abuchaim, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

2ª parte – Qualidade na Educação Infantil e as desigualdades no recorte nacional

  • Com Ana Cipriano, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

3ª parte – Debate: como tratar da educação infantil na cobertura das eleições estaduais – o regime de colaboração

  • Com Beatriz Abuchaim e Ana Cipriano

Aula 3 – A vulnerabilidade na primeira infância como agravante das desigualdades (21/09)

1ª parte – O aumento da fome e da insegurança alimentar e os impactos no desenvolvimento infantil

  • Com Sonia Venancio, Pesquisadora do Instituto de Saúde/Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

2ª parte – Transferência de renda e o papel da mulher nas famílias vulneráveis

  • Com Naercio Menezes, Professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, professor associado da FEA-USP e diretor do CPAPI (centro brasileiro de pesquisa aplicada à primeira infância)

3ª parte – Debate sobre os impactos da pobreza no desenvolvimento infantil

  • Debatedores: Sonia Venancio e Naercio Menezes

Aula 4 – O lugar da criança nas eleições (22/09)

1ª parte – As interações entre crianças e cuidadores

  • Com Juliana Prates, Professora de Psicologia do Desenvolvimento da Criança, Universidade Federal da Bahia

2ª parte – Os programas de parentalidade e os impactos no desenvolvimento infantil e na prevenção de violência

  • Com Maria Beatriz Linhares, Professora Associada Sênior do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da USP de Ribeirão Preto e membro do comitê científico do Núcleo Ciência Pela Infância; e Elisa Altafim, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

3ª parte – Debate: os desafios dos programas de apoio à família – da implementação à continuidade

  • Debatedores: Juliana Prates e Maria Beatriz Linhares

Compartilhe