Fundação e Alma Preta Jornalismo anunciam série de reportagens sobre a primeira infância negra
Com o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o Alma Preta desenvolve conteúdos jornalísticos sobre crianças negras de 0 a 6 anos
Publicado em 14/06/2024 04:46, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
A partir de 14 de junho, a parceria entre a Fundação e o Alma Preta dá início à publicação de uma série de conteúdos especiais que exploram temas cruciais para a primeira infância brasileira, como acesso à educação infantil, racismo ambiental, saneamento básico, moradia adequada e alimentação. As matérias serão divulgadas na Alma Pretinha, seção que amplia o debate sobre a importância de considerar a raça em políticas e ações voltadas para essa etapa da vida.
A primeira infância negra no Brasil é marcada por desigualdades e invisibilidades. Desde os primeiros dias de vida, crianças negras enfrentam barreiras sociais, econômicas e raciais que impactam profundamente seu desenvolvimento. Unir os propósitos da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e do Alma Preta Jornalismo é um passo significativo para dar visibilidade às questões que afetam essas crianças.
No estudo “Perfil síntese da primeira infância e famílias no Cadastro Único”, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Fundação revela que das 18,1 milhões de crianças de 0 a 6 anos no Brasil, mais da metade (10 milhões) integram a famílias de baixa renda. Dessas, quase 70% são negras.
- Para acompanhar os conteúdos publicados, acesse a seção Alma Pretinha.
Sobre o Alma Preta Jornalismo
O Alma Preta é uma agência de notícias que se destaca por seu jornalismo antirracista e plural. Através da perspectiva centrada na temática étnico-racial, a agência produz conteúdo em diversos formatos para diferentes plataformas, informando a sociedade sobre temas como segurança, direitos humanos, cultura, comportamento e política.
O Alma Preta assume o compromisso político de valorizar o conhecimento e a cultura negra, ao mesmo tempo em que defende os direitos em todas as esferas da vida cotidiana. A visão da agência é informar a sociedade de maneira objetiva, visando promover a justiça social e a igualdade para todos.