Fundação e Alma Preta Jornalismo anunciam série de reportagens sobre a primeira infância negra
Com o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o Alma Preta desenvolve conteúdos jornalísticos sobre crianças negras de 0 a 6 anos
Publicado em 14/06/2024 04:46, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
A partir de 14 de junho, a parceria entre a Fundação e o Alma Preta dará início à publicação de uma série de conteúdos especiais que explorarão temas cruciais para a primeira infância brasileira, como acesso à educação infantil, racismo ambiental, saneamento básico, moradia adequada e alimentação. Essas matérias serão divulgadas na seção Alma Pretinha, ampliando o debate sobre a importância de considerar a raça nas políticas e ações voltadas para essa etapa da vida.
A primeira infância negra no Brasil é marcada por desigualdades e invisibilidades. Desde os primeiros dias de vida, crianças negras enfrentam barreiras sociais, econômicas e raciais que impactam profundamente seu desenvolvimento. Unir os propósitos da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e da Alma Preta Jornalismo é um passo significativo para dar visibilidade às questões que afetam essas crianças. O estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, revela que das 18,1 milhões de crianças de 0 a 6 anos no Brasil, mais da metade (10 milhões) pertencem a famílias de baixa renda, e quase 70% dessas crianças são negras.
Acompanhe os conteúdos publicados, acesse a secção Alma Pretinha.
Sobre o Alma Preta
O Alma Preta é uma agência de notícias que se destaca por seu jornalismo antirracista e plural. Através da perspectiva centrada na na temática étnico-racial, a agência produz conteúdo em diversos formatos para diferentes plataformas, informando a sociedade sobre temas como segurança, direitos humanos, cultura, comportamento e política.
O Alma Preta assume o compromisso político de valorizar o conhecimento e a cultura negra, ao mesmo tempo em que defende os direitos em todas as esferas da vida cotidiana. A visão da agência é informar a sociedade de maneira objetiva, visando promover a justiça social e a igualdade para todos.