Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal participa de Grupo de Trabalho da Primeira Infância
Em conjunto com o Todos pela Educação, instituição é responsável pela relatoria técnica do GT, que deve propor a criação de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância
Publicado em 04/12/2023 04:28, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que desde 2007 atua em prol do desenvolvimento de crianças até os seis anos de idade, é uma das instituições participantes do Grupo de Trabalho (GT) da Primeira Infância. Lançado em agosto desse ano, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), do Governo Federal, o grupo tem como objetivo contribuir para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.
As atividades do GT no qual a Fundação atua como relatora técnica – ao lado doTodos Pela Educação-, abrangem uma série de debates, rodas de escuta e reuniões técnicas, cujo intuito é propor oavanço de políticas públicas para Primeira Infância com um caráter intersetorial e transversal. No início de 2024, um documento elaborado de forma voluntária pelas duas instituições será entregue ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
“O GT da Primeira Infância é a melhor oportunidade que temos para melhorar as políticas públicas intersetoriais para as crianças, a fim de garantir que todos os seus direitos sejam cumpridos. É também a chance de envolvermos toda a sociedade para chegarmos a uma boa implementação de boas políticas para a Primeira Infância” explica Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Além das reuniões e debates, os coordenadores do GT participam de uma série de encontros regionais com a intenção de conhecer as principais políticas e práticas locais para a primeira infância. Cidades como Recife e Fortaleza já receberam a imersão, que contou com a participação de ministros do governo federal e autoridades regionais. Até janeiro de 2024, São Paulo e Boa Vista também devem receber o grupo de trabalho.
Está previsto, ainda, uma troca de experiências internacional. Na próxima semana, os membros do GT visitam a Colômbia, reconhecida pela política “De Cero a Siempre” , fundamentada na atenção integral, intersetorialidade e acesso a qualidade de serviços. O intuito do encontro é aprofundar-se no entendimento da concepção, implementação e desafios dessa política, além de trocar experiências oportunidades para a primeira infância.
“Mais de um terço das crianças brasileiras na primeira infância estão em alguma situação de vulnerabilidade. Isso é um problema estrutural no Brasil. Aprender com experiência reconhecidas internacionalmente, bem como com referências locais, nos permite ter uma visão mais ampla e completa do que pode ser feito para amenizar problemas como esses. A primeira infância é transversal e é preciso olhar para todos os setores sociais para a construção de uma política, de fato, efetiva” , finaliza Luz.
O prazo inicial estipulado para as atividades do grupo de trabalho é de 180 dias. Além de fornecer subsídios técnicos para a elaboração de uma política nacional, o GT busca sensibilizar gestores municipais e estaduais para necessidade de uma agenda em escala nacional.