Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Premiação destaca boas práticas do SUS que fortalecem a saúde e a primeira infância no Brasil

Prêmio apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal reconheceu cuidados com a saúde de gestantes e crianças na primeira infância

Publicado em 17/07/2025 07:25, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Troféus do prêmio “Saúde e Primeira Infância: Atenção e Cuidado às Gestantes e Crianças na Primeira Infância”
Troféus do prêmio “Saúde e Primeira Infância: Atenção e Cuidado às Gestantes e Crianças na Primeira Infância”

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal acredita que cada criança deve ter a oportunidade de alcançar todo o seu potencial. Por isso, desde 2007 se dedica a tornar a primeira infância uma prioridade no Brasil. Não amanhã, mas agora.

Reforçando esta missão, a Fundação foi parceira da 20ª Mostra “Brasil: Aqui tem SUS”, que reconheceu as melhores práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas à saúde e ao desenvolvimento infantil.

A premiação “Saúde e Primeira Infância: Atenção e Cuidado às Gestantes e Crianças na Primeira Infância” aconteceu no 38º Congresso do Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, maior evento de saúde pública do mundo, com mais de 15 mil pessoas entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte.

Gestores municipais, profissionais do SUS e representantes de diversas regiões do Brasil estiveram juntos para refletir sobre caminhos de fortalecimento para a saúde pública no país. 

“É um grande orgulho estar ao lado do Conasems em uma parceria que fortalece ações voltadas à primeira infância e reafirma o compromisso com uma saúde mais equitativa para todas as crianças e seus cuidadores”, afirmou Karina Fasson, gerente de Políticas Públicas da Fundação.

Experiências do SUS que protegem a primeira infância

Três iniciativas foram premiadas, respeitando culturas, territórios e necessidades locais:

  • 1º lugar – Fortalecimento da cobertura vacinal: Estratégias e impactos em Jenipapo dos Vieiras
    (Jenipapo dos Vieiras – MA)
  • 2º lugar – O protagonismo da atenção básica na linha de cuidado do autismo: Uma experiência exitosa em SJD-PI
    (São José do Divino – PI)
  • 3º lugar – Comunicação que transforma: Vídeo em língua Ka’apor para promoção do aleitamento materno
    (Zé Doca – MA)

Vencedores do prêmio que reconheceu as melhores práticas do SUS
Prêmio “Saúde e Primeira Infância: Atenção e Cuidado às Gestantes e Crianças na Primeira Infância” reconheceu as melhores práticas do SUS

A comissão julgadora, composta por membros da Fundação e pela especialista Maritsa Carla de Bortoli, avaliou critérios como: conexão com a causa da primeira infância, originalidade, potencial de inspirar outros territórios, sustentabilidade, articulação com áreas como assistência social e educação, alcance a públicos vulneráveis, promoção da diversidade, acompanhamento de resultados e evidências concretas do impacto positivo.

Saúde pública e primeira infância: cuidados desde o início da vida

Para a Fundação, não se trata apenas de premiar, mas também de fortalecer uma rede de aprendizado que possa impactar ainda mais vidas. As experiências vencedoras receberam troféu, certificado e um intercâmbio, onde irão conhecer os outros projetos. O 1º lugar também terá acesso a uma mentoria especializada em saúde na primeira infância. A Fundação acompanhará essas visitas, incentivando trocas e produzindo um relatório final com aprendizados e percepções.

“Reconhecer e divulgar essas práticas torna as equipes do SUS ainda mais promotoras do desenvolvimento infantil, de modo a combater desigualdades desde o início da vida”, afirma Marina Fragata Chicaro, diretora de Políticas Públicas da Fundação.

A parceria com o Conasems busca ampliar o impacto positivo das ações voltadas à saúde das crianças e de seus cuidadores em todo o Brasil. Juntas, as instituições reforçam o compromisso com uma saúde pública mais justa, que coloque as múltiplas infâncias brasileiras como prioridade das ações. 

Por que isso importa?

O acesso a serviços de saúde de qualidade é um direito de toda criança e uma condição indispensável para seu desenvolvimento integral. Garantir esse cuidado desde os primeiros dias de vida é dever do Estado e um compromisso da sociedade.

Na Fundação, trabalhamos para fortalecer políticas públicas e mobilizar apoio em em torno da primeira infância para equidade e ampliação do acesso aos direitos fundamentais.

Compartilhe