Premiação destaca boas práticas do SUS que fortalecem a saúde e a primeira infância no Brasil
Prêmio apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal reconheceu cuidados com a saúde de gestantes e crianças na primeira infância
Publicado em 17/07/2025 07:25, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal acredita que cada criança deve ter a oportunidade de alcançar todo o seu potencial. Por isso, desde 2007 se dedica a tornar a primeira infância uma prioridade no Brasil. Não amanhã, mas agora.
Reforçando esta missão, a Fundação foi parceira da 20ª Mostra “Brasil: Aqui tem SUS”, que reconheceu as melhores práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas à saúde e ao desenvolvimento infantil.
A premiação “Saúde e Primeira Infância: Atenção e Cuidado às Gestantes e Crianças na Primeira Infância” aconteceu no 38º Congresso do Conasems – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, maior evento de saúde pública do mundo, com mais de 15 mil pessoas entre os dias 15 e 18 de junho, em Belo Horizonte.
Gestores municipais, profissionais do SUS e representantes de diversas regiões do Brasil estiveram juntos para refletir sobre caminhos de fortalecimento para a saúde pública no país.
“É um grande orgulho estar ao lado do Conasems em uma parceria que fortalece ações voltadas à primeira infância e reafirma o compromisso com uma saúde mais equitativa para todas as crianças e seus cuidadores”, afirmou Karina Fasson, gerente de Políticas Públicas da Fundação.
Experiências do SUS que protegem a primeira infância
Três iniciativas foram premiadas, respeitando culturas, territórios e necessidades locais:
- 1º lugar – Fortalecimento da cobertura vacinal: Estratégias e impactos em Jenipapo dos Vieiras
(Jenipapo dos Vieiras – MA) - 2º lugar – O protagonismo da atenção básica na linha de cuidado do autismo: Uma experiência exitosa em SJD-PI
(São José do Divino – PI) - 3º lugar – Comunicação que transforma: Vídeo em língua Ka’apor para promoção do aleitamento materno
(Zé Doca – MA)

A comissão julgadora, composta por membros da Fundação e pela especialista Maritsa Carla de Bortoli, avaliou critérios como: conexão com a causa da primeira infância, originalidade, potencial de inspirar outros territórios, sustentabilidade, articulação com áreas como assistência social e educação, alcance a públicos vulneráveis, promoção da diversidade, acompanhamento de resultados e evidências concretas do impacto positivo.
Saúde pública e primeira infância: cuidados desde o início da vida
Para a Fundação, não se trata apenas de premiar, mas também de fortalecer uma rede de aprendizado que possa impactar ainda mais vidas. As experiências vencedoras receberam troféu, certificado e um intercâmbio, onde irão conhecer os outros projetos. O 1º lugar também terá acesso a uma mentoria especializada em saúde na primeira infância. A Fundação acompanhará essas visitas, incentivando trocas e produzindo um relatório final com aprendizados e percepções.
“Reconhecer e divulgar essas práticas torna as equipes do SUS ainda mais promotoras do desenvolvimento infantil, de modo a combater desigualdades desde o início da vida”, afirma Marina Fragata Chicaro, diretora de Políticas Públicas da Fundação.
A parceria com o Conasems busca ampliar o impacto positivo das ações voltadas à saúde das crianças e de seus cuidadores em todo o Brasil. Juntas, as instituições reforçam o compromisso com uma saúde pública mais justa, que coloque as múltiplas infâncias brasileiras como prioridade das ações.
Por que isso importa?
O acesso a serviços de saúde de qualidade é um direito de toda criança e uma condição indispensável para seu desenvolvimento integral. Garantir esse cuidado desde os primeiros dias de vida é dever do Estado e um compromisso da sociedade.
Na Fundação, trabalhamos para fortalecer políticas públicas e mobilizar apoio em em torno da primeira infância para equidade e ampliação do acesso aos direitos fundamentais.