Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Primeira Infância Primeiro – Encontro em Brasília sobre políticas públicas para a primeira infância

Promovido pela FMCSV e PNUD, evento reunirá representantes dos ministérios da Educação, Saúde, Orçamento e Desenvolvimento Social para discutir estratégias em prol das crianças de zero a seis anos

Publicado em 14/06/2022 04:25, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal


Na próxima terça-feira, 20 de junho, Brasília sediará o último encontro da série “Primeira Infância Primeiro: Desafios e Oportunidades de Colaboração” . Na ocasião, representantes do governo federal de áreas como desenvolvimento social, educação, saúde, cultura e direitos humanos, além de organizações da sociedade civil, se reunirão para dialogar sobre a importância de políticas públicas para a primeira infância e o papel primordial de articulação e priorização da União para garantia desses direitos.

A iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) visa discutir os principais desafios e caminhos para a promoção do desenvolvimento na primeira infância a partir de uma perspectiva de integração horizontal – cooperação técnica interministerial –, e vertical – Pacto Federativo.
 
“A primeira infância é a mãe de todas as políticas públicas porque os investimentos nessa fase da vida são transversais e têm o poder de minimizar a carga que as demais políticas públicas carregam” , defende Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. “Este evento servirá como um catalisador para o diálogo e a colaboração entre as esferas governamentais.  O Governo Federal, detentor do maior volume orçamentário, precisa direcionar esforços e apoiar iniciativas e programas que auxiliem no desenvolvimento integral das crianças e tenham impacto positivo nos pequenos e em suas famílias” , justifica.

Evidências científicas mostram que os investimentos nessa fase da vida diminuem a criminalidade, trazem melhores resultados na educação, potencializam a produção de riqueza, entre outros benefícios. “Olhar para as crianças pequenas é muito mais eficiente do que criar programas compensatórios no futuro” , completa a CEO.
O evento ocorrerá das9h às 18h, comtransmissão on-line nos canais daFundaçãoe doPNUDno YouTube

Nomes como Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas; Naercio Menezes Filho, professor titular da Cátedra Ruth Cardoso do Insper; Juliana Prates, professora de Psicologia do Desenvolvimento da Criança, Universidade Federal da Bahia; Alexandra Bentrani, da Faculdade de Medicina da USP; Nésio Fernandes Junior, Secretário(a) de Atenção Primária à Saúde; Katia Schweickardt, Secretária de Educação Básica; e Mauricio Holanda, Secretário de Articulação Intersetorial e com Sistemas de Ensino; André Quintão, Secretário(a) Nacional de Assistência Social; e Daiane Menezes, Diretora de Programas Sociais, Áreas Transversais e Multissetoriais e Participação Social estão entre os confirmados.

O encontro será dividido em painéis temáticos e abordará temas como intersetorialidade e intergovernabilidade para a primeira infância; transferência de renda; experiências federativas de avaliação de políticas públicas; e a importância das ações interministeriais para promoção de políticas para as crianças e suas famílias. Além de representantes dos ministérios, serão convidados para o evento deputados, senadores e membros da sociedade civil.

Alinhada com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa busca, ainda, sensibilizar lideranças públicas para a priorização de garantias de qualidade da educação infantil, fortalecimento da parentalidade e compreensão sobre a importância de se avaliar as políticas e as intervenções na área.

“Atenção e intervenções dirigidos às crianças são investimentos indispensáveis para alcançar o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030. Essa iniciativa conjunta com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal oferece a oportunidade de olhar para a primeira infância como tema prioritário, buscando trazer aquelas crianças em situação de vulnerabilidade para assegurar a promessa da Agenda 2030 de não deixar ninguém para trás” , observou a representante do PNUD no Brasil, Katyna Argueta.

A edição de Brasília “Primeira Infância Primeiro: Políticas Integradas” é a última de uma série de quatro eventos de sensibilização sobre o tema. Anteriormente, foram realizados encontros regionais em Recife (PE), São Paulo (SP) e Belém (PA). Acompanhe como foi nas redes sociais da FMCSV!
 

AGENDA

Dia: 20 de junho, das 9h às 18h
Local: Brasília (DF)
Link para transmissãohttps://www.youtube.com/watch?v=7WssV-Drja0

Compartilhe