Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Série “Primeira Infância no Município” reforça a prioridade para crianças de 0 a 6 anos

Coleção com seis guias práticos produzidos pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal orienta novas gestões municipais sobre como planejar e implementar políticas públicas para as crianças pequenas e suas famílias

Publicado em 29/01/2025 04:52, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

O início dos mandatos dos novos prefeitos e prefeitas é uma grande oportunidade para renovar, em todo o país, o compromisso por melhores políticas públicas, com eficiência, qualidade e equidade. Para apoiar as ações que devem ser planejadas nestes primeiros meses de governo, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lança a série Primeira Infância no Município, que orienta os gestores sobre como priorizar as crianças pequenas desde já e demonstra como esse investimento tem o potencial de transformar a realidade do país.

A primeira infância, que corresponde aos primeiros seis anos de vida, é um período de rápido desenvolvimento, quando as crianças constroem as bases para sua saúde física, mental e socioemocional. Os municípios são essenciais nesse processo, pois é por meio deles que as políticas públicas chegam até as crianças e suas famílias.

Por isso, é fundamental que as ações para a primeira infância estejam contempladas pelos novos governos municipais. O investimento nessa fase é um estratégia eficaz para combater as desigualdades pela raiz, oferecendo programas e serviços de qualidade que apoiam o desenvolvimento infantil, gerando impactos positivos para toda a sociedade.

Produzida pela Fundação com auxílio de especialistas e parceiros técnicos, a coleção Primeira Infância no Município traz seis guias práticos que ajudam os gestores públicos a planejar, implementar e gerenciar ações voltadas à primeira infância nas áreas de políticas públicas, educação infantil, parentalidade, saúde, antirracismo e segurança pública.

Acesse aqui os seis volumes do guia e descubra como transformar as políticas públicas de primeira infância:

Compartilhe