Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Universidade de Columbia anuncia selecionados para fellowship sobre primeira infância e pandemia

Apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, programa financiará 12 pautas jornalísticas com US$ 1,5 mil; projetos vêm do Brasil, Colômbia e Venezuela

Publicado em 10/03/2021 03:57, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

O Dart Center for Journalism and Trauma, projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, em Nova York, anunciou nesta quarta-feira, 10, os 12 jornalistas selecionados para seu programa de bolsas de estudos e reportagens sobre a primeira infância e a Covid-19. 

Sediados no Brasil, Venezuela e Colômbia, os profissionais irão desenvolver projetos sobre os efeitos da pandemia do coronavírus no crescimento, desenvolvimento e bem-estar de crianças pequenas. O programa de fellowship tem início na próxima segunda-feira, 15 de março. 

Das 12 propostas escolhidas, nove são de jornalistas brasileiros, duas de colombianos e uma da Venezuela. Educação indígena, acesso aos alimentos e bem-estar mental em crianças pequenas estão entre os temas. 

O programa é dirigido pelo jornalista Fábio Takahashi e tem o apoio das mentoras Mariana Kotscho e Daniela Tófoli, todos experientes jornalistas brasileiros na cobertura da primeira infância, que acompanharão os trabalhos e participarão de webinários mensais com especialistas nos campos de ciência, educação, saúde pública e jornalismo. 

“Na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, acreditamos na importância da informação qualificada e que possa sensibilizar sobre o desenvolvimento nos primeiros anos de vida. E acreditamos no papel fundamental do jornalista para levar a essa informação, apurada, aprofundada para toda a sociedade, especialmente neste contexto desafiador da pandemia” , ressalta Paula Perim, diretora de Comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. 

Bernard van Leer Foundation (Holanda), Jacobs Foundation (Suíça) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos) são outras organizações apoiadoras deste projeto de bolsa de estudos, que integra a “The Early Childhood Reporting Initiative: Covering Trauma, Resilience and the Developing Brain” (Iniciativa de reportagens na primeira infância: cobrindo trauma, resiliência e desenvolvimento cerebral, em português), programa permanente de treinamento do Dart Center para melhorar a cobertura do desenvolvimento na primeira ao redor do mundo. 

Para saber mais sobre os mentores, os jornalistas e as pautas selecionadas, acesse a página do Dart Center

Compartilhe