Forma de atuação:
Sensibilização da sociedade
Formação de jornalistas e comunicadores
Status: Em andamento
-
Objetivo
Capacitar e apoiar jornalistas para fortalecer a cobertura da primeira infância
-
Público
Jornalistas e comunicadores
-
Parceiros
Dart Center for Journalism and Trauma; Associação de Jornalismo Digital (Ajor); Nós, Mulheres da Periferia; O Estado de S. Paulo; Folha de S.Paulo
Há mais de dez anos, a Fundação busca preparar, apoiar e fortalecer jornalistas e comunicadores para que eles relatem com entendimento e consistência a primeira infância e sua intersecção com grandes temas da sociedade, como economia, orçamento, políticas públicas, educação, saúde, meio ambiente, entre outros.
Como parte dessa estratégia, desenvolvemos atividades de formação para:
JORNALISTAS SENIÔRES
Dart Center for Journalism and Trauma: curso de formação na Universidade de Columbia (EUA) que busca capacitar jornalistas de todo o mundo para uma cobertura mais abrangente e sensível da primeira infância. Ao final do curso, os profissionais, selecionados entre os principais veículos do país, produzem reportagens a partir dos conteúdos abordados durante a formação.
JORNALISTAS PERIFÉRICOS E INDEPENDENTES
Associação de Jornalismo Digital (Ajor): lançamento de edital, com mentoria e bolsa de reportagem, para fortalecer a produção de conteúdo voltado para a primeira infância e capacitar organizações de mídia independente para abordarem o tema de maneira aprofundada.
Nós, Mulheres da Periferia (com colaboração do Alma Preta e Marco Zero): lançamento de formação on-line sobre jornalismo periférico e antirracista na proteção das crianças negras, com bolsa de reportagem e mentoria ao final do curso para jornalistas selecionados para produzir conteúdos.
JORNALISTAS INICIANTES
Curso de Focas do Estadão: encontro anual de representantes da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com jovens jornalistas para pautar a primeira infância em diferentes temas, como educação infantil e eleições municipais.
Programa de Treinamento de Jornalismo Diário da Folha de S.Paulo: masterclass sobre economia e primeira infância, abordando os impactos das desigualdades nessa etapa e a importância do investimento nos primeiros seis anos de vida.