Forma de atuação:
Mobilização de lideranças
Portal Primeira
Infância Primeiro
Status: Em andamento
-
Objetivo
Instrumentalizar gestores com dados, ferramentas e recomendações que apoiam a priorização da primeira infância
-
Público
Gestores públicos do Executivo Municipal
-
O portal Primeira Infância Primeiro (PIP) fomenta a sensibilização e instrumentação de profissionais e gestores, de diferentes níveis federativos, com dados, ferramentas e recomendações que apoiam a priorização da primeira infância nas agendas governamentais.
São disponibilizados 40 indicadores nos 5.570 municípios brasileiros – como mortalidade infantil, atendimento a gestantes e acesso à creche e à pré-escola – por meio de uma visualização exclusiva de dados.
A plataforma também oferece ferramentas para auxiliar a análise de dados, além de cursos on-line, recomendações e materiais de apoio para o desenvolvimento de políticas voltadas à primeira infância. Veja as ferramentas disponíveis:
Mapa Interativo: Navegue no território nacional e visualize as diferenças regionais para cada um dos mais de 30 indicadores disponíveis sobre primeira infância.
Painel Diagnóstico: Conheça o diagnóstico de sua cidade, com os principais indicadores reunidos em uma única tela.
Blocos Comparativos: Escolha um indicador e compare um município com outras localidades do mesmo Estado, com capitais do Brasil ou com cidades de faixa populacional semelhante.
Painel de Ofertas Básicas: Reúna as ofertas que seu município oferece nas áreas da Saúde, Assistência Social e Educação e conheça aquelas que ainda podem ser criadas ou ampliadas.
-
Resultados
Neste ano de eleições municipais, a Fundação disponibilizou seis recomendações para os candidatos às prefeituras baseadas em dados e evidências que mostram o que é necessário para desenvolver e implementar políticas públicas que priorizem as crianças desde cedo. Os municípios têm papel essencial nesse processo, pois é por meio deles que as políticas públicas chegam até as crianças e suas famílias. Por isso, é fundamental que as ações para a primeira infância estejam contempladas em todos os planos de governo.
Conheça as recomendações