Forma de atuação:
Produção de conhecimento
Recomposição das aprendizagens pós-pandemia: um estudo em Sobral/CE
Status: Concluído
-
Objetivo
Identificar os efeitos da pandemia na aprendizagem, no desenvolvimento e no aumento das desigualdades educacionais
-
Público
Gestores públicos do Executivo Estadual
-
Parceiros
Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/UFRJ)
Numa parceria entre a Fundação e o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/UFRJ), a pesquisa “Recomposição das aprendizagens e desigualdades educacionais pós-pandemia: um estudo em Sobral/CE” acompanhou o desenvolvimento de 1.364 crianças de diferentes origens socioeconômicas matriculadas na rede pública municipal de Sobral, que frequentaram o segundo ano da pré-escola entre 2019 e 2022.
No primeiro levantamento, divulgado em 2022, foram identificados os efeitos negativos da pandemia na aprendizagem, no desenvolvimento e no aumento das desigualdades educacionais no início da escolarização obrigatória.
Na segunda etapa, quando as escolas já se encontravam abertas, o estudo trouxe evidências de recomposição das aprendizagens após ações implementadas pela rede municipal, porém, notou a persistência da desigualdade educacional, principalmente entre crianças de nível socioeconômico maior e menor quanto em relação à cor/raça, o que demanda maior enfoque para equidade.
O material traz uma série de recomendações para inspirar ações de gestores em diferentes níveis. Elas apontam a necessidade de planejamento e aporte de recursos para a implementação de iniciativas e programas de melhoramento da educação infantil e desenvolvimento das crianças.
-
Resultados
A pesquisa mostrou a importância da pré-escola ao evidenciar que, quando respeitados parâmetros de qualidade, ela tem o potencial de ajudar as crianças a recompor aprendizagens afetadas pela ausência da oferta presencial gerada pela pandemia.
Acesse o estudo