Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site
capa-a-primeira-infancia-fmcsv-vfinal

A Primeira Infância

O que se vive no começo da vidatem impacto a vida toda

Criança, sujeito de direitos

O artigo 227 da Constituição Federal, regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, reconhece a criança e o adolescente como sujeitos de direitos que devem receber, com absoluta prioridade, condições de desenvolvimento pleno e proteção integral da família, do Estado e da sociedade. Isso significa que todos somos responsáveis por todas as crianças e adolescentes. Com a promulgação do Marco Legal da Primeira Infância, em 2016, é selado o reconhecimento legal de que o Estado brasileiro tem o dever de estabelecer políticas públicas, planos e serviços para crianças de até 6 anos, garantindo seu desenvolvimento integral. As crianças são sujeitos de direito, hoje.

Primeira infância: uma fase única

Nos primeiros seis anos de vida, a criança vive um intenso desenvolvimento. Seu cérebro está em plena construção, chegando a realizar 1 milhão de conexões por segundo. Nessa fase, a criança está aberta a explorar o mundo e assimila rapidamente as experiências que vivencia.

O ambiente, as interações, as brincadeiras, tudo ao redor influencia seu crescimento físico, mental e emocional. Para alcançar todo o seu potencial, ela precisa receber: afeto, cuidado, estímulo e proteção.

Um Brasil
de múltiplas
primeiras infâncias

Como assegurar os direitos de mais de 18,1 milhões de crianças brasileiras na primeira infância, em um país com inúmeras desigualdades socioeconômicas, étnico-raciais, regionais e de gênero? A legislação brasileira que assegura os direitos de meninos e meninas é reconhecida mundialmente. No entanto, a nossa realidade impõe desafios profundos e estruturais, agravados pela falta de desenvolvimento ou implementação de políticas públicas que beneficiem famílias e crianças.

Pobreza

Pobreza-vfinal

Fonte: Perfil da Primeira Infância no Cadastro Único – FMCSV e Ministério do Desenvolvimento Social / 2024

Pobreza

Acompanhamento pré-natal

acompanhamento pre natal 2

Fonte: Instituto de Estudo para Políticas de Saúde – 2022

Investir no começo da vida

Quando asseguramos pleno desenvolvimento desde o começo da vida, contribuímos para ruptura de desigualdades, quebramos ciclos de pobreza, combatemos diferentes formas de violências e desenvolvemos uma sociedade mais saudável.

A ciência mostra que os efeitos positivos desses cuidados transcendem o período da infância, impactando condições de saúde, construção de vínculos afetivos, escolaridade e até mesmo oportunidades de trabalho na vida adulta. Investir no começo da vida de uma criança é investir no presente e no futuro de toda a sociedade.

Quer se aprofundar no tema e na causa?

Acesse nossa biblioteca digital

Quer saber o que fazemos pela primeira infância?

Conheça nossas iniciativas