Forma de atuação:
Knowledge Production
Projeto PIPAS: desenvolvimento
infantil integral nas capitais brasileiras
Status: Concluído
-
Objetivo
Coletar informações do desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos para orientar políticas públicas
-
Público
Gestores públicos do Executivo Federal e Municipal
-
Parceiros
Ministério da Saúde e Instituto de Saúde (SES/SP)
O projeto PIPAS (Primeira Infância Para Adultos Saudáveis), uma parceria entre a Fundação, o Ministério da Saúde e o Instituto de Saúde (SES/SP), foi desenvolvido para permitir a coleta de informações de cuidadores de crianças pequenas sobre saúde, alimentação, aprendizagem, cuidados responsivos, segurança e desenvolvimento de aspectos motores, linguagem, cognitivos e socioemocionais de forma rápida, como em campanhas de multivacinação.
Além da realização de oficinas de apoio às capitais para construção de planos de ação com objetivo de melhorar indicadores críticos para a primeira infância, foi lançada a publicação “Projeto Pipas 2022: Indicadores de desenvolvimento infantil integral nas capitais brasileiras” , que apresentou os resultados do levantamento realizado com 13.435 cuidadores de crianças de 0 a 5 anos em 13 capitais.
Entre os dados inéditos apresentados, o estudo aponta para os impactos da desigualdade social no país: 1 a cada 4 crianças pode apresentar atraso no desenvolvimento até os 5 anos. A incidência é maior entre as que estão em vulnerabilidade social e em situação de insegurança alimentar.
O levantamento ajuda a orientar a implementação de ações, programas e políticas com foco nos cuidados integrais e na promoção do desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.
A partir de 2023, em uma nova etapa, a equipe do PIPAS realizou uma rodada de oficinas nas capitais e começou a acompanhar o processo de implementação para conhecer os desafios e as lições aprendidas pelas prefeituras durante o processo de implementação das políticas para a primeira infância. Esse trabalho resultou em uma nova publicação.
-
Results
Com base nos indicadores levantados pelo PIPAS em 2022, as capitais implementaram ações para promover o desenvolvimento infantil, incluindo programas para qualificar e fortalecer a puericultura, incentivar o aleitamento materno e reduzir práticas disciplinares punitivas. A publicação, que acompanhou a implementação dessas ações, destaca as barreiras e os facilitadores identificados pelas prefeituras.
Acesse o estudo