Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Brasil lança compromisso nacional para garantir qualidade e equidade na educação infantil

Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade na Educação Infantil (Conaquei) busca garantir o direito a creches e pré-escolas de qualidade para todas as crianças brasileiras

Published on 31/07/2025 10:28, by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Com a publicação da Portaria nº 501/2025 no Diário Oficial, no dia 9 de julho, o Brasil instituiu oficialmente o Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade na Educação Infantil (Conaquei). O lançamento do compromisso é uma conquista importante para a agenda pública, fortalecendo o papel do Estado na garantia do direito de todas as crianças à educação infantil com qualidade e equidade.

O Conaquei estabelece uma agenda nacional voluntária que tem como base a colaboração entre União, estados e municípios e reconhece a corresponsabilidade dos entes federativos na oferta e qualificação de creches e pré-escolas. A proposta considera as diversidades regionais, territoriais, socioeconômicas, étnico-raciais, de gênero e de necessidades específicas. 

Entre seus principais objetivos estão a expansão da oferta de vagas, promovendo a permanência de bebês e crianças na educação infantil e a implementação das Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade, alinhadas às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). 

Parâmetros nacionais para a educação infantil: equidade e qualidade como base 

A agenda proposta pelo Conaquei se ancora nos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, atualizados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2024, com apoio institucional da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Como resultado, o documento é uma referência técnica para a formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas em creches e pré-escolas de todo o país.

Os parâmetros estão organizados em cinco dimensões: gestão democrática; identidade e formação profissional; proposta pedagógica; avaliação da educação infantil; e infraestrutura, edificações e materiais. A abordagem é multidimensional, respeitando a diversidade dos territórios e o direito de cada criança ao desenvolvimento integral, desde os primeiros anos de vida.

Alinhados à Constituição Federal, bem como à LDB e à BNCC, os parâmetros dialogam com temas fundamentais, como inclusão, diversidade sociocultural e participação comunitária. Por consequência, reforçam ainda a importância de uma educação infantil inclusiva, democrática e socialmente referenciada, capaz de reduzir desigualdades e promover justiça social.

Seminários regionais pela educação infantil 

Assim, para fomentar a escuta dos territórios e a construção coletiva do Compromisso, estão sendo realizados seminários regionais por todo o país, com participação de representantes dos entes federativos, instituições parceiras e especialistas em educação pública.

Os encontros têm como objetivo promover o diálogo com diferentes realidades e perspectivas, com o propósito que sejam consideradas na implementação do Conaquei.

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal tem orgulho de contribuir ativamente nesse processo em defesa da infância, reafirmando sua missão de fortalecer políticas públicas com base em evidências e em colaboração com os entes federativos, garantindo a cada criança seu direito à educação infantil com qualidade e equidade.

Assista aos vídeos dos seminários regionais:


Região Sudeste

Região Nordeste

Região Norte

Região Sul

Share