O tempo passa, o afeto fica: Nelson, o Nenê ganha as ruas em campanha no mês da primeira infância
Com aparições no Maracanã, nos mobiliários urbanos e em parcerias icônicas, o personagem percorreu o Brasil para reforçar a importância do cuidado e da conexão nos primeiros anos de vida
Published on 26/08/2025 04:10, by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Para sensibilizar os adultos sobre a importância do cuidado e do afeto nos primeiros seis anos de vida, o personagem “Nelson, o Nenê” ganhou as ruas do país em agosto, mês dedicado à primeira infância. Com o tema “O tempo passa, o afeto fica”, a campanha protagonizada pelo Nenê se espalhou de Norte a Sul do Brasil em diferentes formatos de mídia.
“Nelson, o Nenê” apareceu em relógios públicos, estações de metrô e trem, bancas, pontos de ônibus, mobiliários urbanos, além de anúncios em TVs de edifícios. Dez capitais, além do aeroporto de Brasília, exibiram a campanha estrelada pelo personagem.



Além de impactar o público em espaços públicos, o Nenê voltou à Cidade de Deus, em Ferraz de Vasconcelos – um dos territórios sensibilizados pela campanha “Territórios do Cuidado”, levando a mensagem da campanha diretamente às comunidades de diferentes estados do Brasil, reforçando a importância do afeto e cuidado na primeira infância.
“O cuidado diário, a leitura, a brincadeira e a escuta atenta criam laços que atravessam gerações. O tempo passa, mas é o afeto que deixa marcas para a vida toda. E isso, na primeira infância, é essencial para estimular o desenvolvimento das crianças”, comenta Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Para ampliar a proximidade com a população, a campanha chegou também ao estádio mais icônico do país: o Maracanã. No início do mês, uma faixa foi estendida antes da partida entre Flamengo e Mirassol, pelo Campeonato Brasileiro. No intervalo, o personagem ainda deu seu recado no telão, reforçando a importância dos vínculos e das brincadeiras na primeira infância. Afinal, cada momento junto, em casa ou na arquibancada, é chance de criar afeto e memórias. Encerrando o Mês da Primeira Infância, no dia 31 de agosto, o Nenê apareceu em outro jogo do Brasileirão: Flamengo x Grêmio.


Novas amizades
O Agosto Verde também trouxe encontros especiais. Em parceria com o Ministério da Saúde, o Nenê se uniu ao Zé Gotinha para reforçar a importância da vacinação infantil. No mesmo tema, Nelson dividiu espaço com a Bubu e Tantan, mascotes da Fundação Butantan.
Já para estimular o vínculo entre crianças e cuidadores através da leitura, o Nenê ganhou o apoio da turminha mais conhecida do Brasil. Em iniciativa inédita com o Instituto Mauricio de Souza, o Nelson fez uma participação especial como personagem da Turma da Mônica Baby! Diretamente do Bairro do Limoeiro, Monica, Cascão e Milena se juntaram ao Nenê para conscientizar a sociedade de que o hábito de ler para (e com) os pequenos é um gesto de carinho e conexão. E que esse vínculo, essencial para o desenvolvimento e a saúde das crianças, estimula a criatividade, imaginação e linguagem.
Mas não parou por aí. Para refletir sobre a importância das conversas para a autoestima de crianças negras, Nelson se juntou a Deb, do IDBR, em um papo sobre como a valorização da imagem e os vínculos ajudam a “nenezada” a desenvolverem o sentimento de pertencimento.
“Ver tantos parceiros abraçando a primeira infância é um motivo para comemorar. Essas alianças ampliam o alcance da mensagem e mostram que todos — governo, organizações, personagens e a sociedade — têm um papel na construção de uma infância mais protegida e acolhedora”, finaliza Luz.




Baby em campanha de incentivo à leitura com parceria do Instituto Mauricio de Souza

