Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Universidade de Columbia oferece bolsas para reportagens sobre primeira infância e pandemia

Apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, programa de fellowship para jornalistas investirá US$ 1,5 mil em cada projeto selecionado, focado nos efeitos da pandemia sobre o desenvolvimento infantil

Published on 22/01/2021 03:51, by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Uma criança brinca com blocos coloridos de plástico. A imagem ilustra a matéria "Universidade de Columbia oferece bolsas para reportagens sobre primeira infância e pandemia".

O Dart Center for Journalism and Trauma, projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, em Nova York, está lançando uma formação (fellowship) virtual para profissionais sediados no Brasil, Venezuela e Colômbia, com foco nos efeitos da pandemia de coronavírus no crescimento, desenvolvimento e bem-estar das crianças. As inscrições vão até às 19h de 9 de fevereiro de 2021.

Qualquer jornalista que viva e trabalhe nestes países da América Latina poderá se inscrever para o projeto, que ocorre de 15 de março a 31 de agosto de 2021. São aceitas propostas de reportagem única, série de reportagens, longas narrativas ou matérias de investigação nos formatos impresso, on-line ou audiovisual. O programa é conduzido em português e inglês e, por isso, os candidatos devem ser fluentes em ao menos uma dessas línguas.

A pandemia exige jornalismo especializado

Desde 2020, a covid-19 impôs estresse adicional às crianças e aos seus responsáveis, que além de estarem submetidas a uma situação crítica para o desenvolvimento cerebral, da boa saúde e do bem-estar, também foram impactadas pelo afastamento das estruturas educacionais e do contato com professores — especialmente aquelas que vivem em ambientes de adversidade econômica e social.

“A pandemia também trouxe dificuldades para que os jornalistas exerçam a cobertura desses problemas, tornando inviável viajar para workshops e adicionando riscos à reportagem in loco. No entanto, a demanda pelo trabalho jornalístico não foi reduzida ou eliminada: a necessidade de cobertura, esclarecimentos e análises que os meios de comunicação fornecem só cresceu”, avalia o Dart Center. 

Os contemplados pelo programa recebem uma bolsa de US$1,5 mil cada para investir em seu projeto. Além disso, terão o acompanhamento de uma experiente tutora e deverão participar de webinários mensais com especialistas nos campos de ciência, educação, saúde pública e jornalismo.

Sobre o projeto

Apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Brasil), Bernard van Leer Foundation (Holanda), Jacobs Foundation (Suíça) e The Two Lilies Fund (Estados Unidos), este projeto de fellowship integra a “The Early Childhood Reporting Initiative: Covering Trauma, Resilience and the Developing Brain” (Iniciativa de reportagens na primeira infância: cobrindo trauma, resiliência e desenvolvimento cerebral, em português), programa permanente de treinamento do Dart Center para melhorar a cobertura do desenvolvimento na primeira infância ao redor do mundo. Para saber mais sobre os mentores, critérios de seleção e ter outras informações, acesse a página do Dart Center.

Share