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Seminário discute a avaliação da qualidade na Educação Infantil

Com transmissão ao vivo no dia 10 de junho, o evento apresenta um estudo inédito que avaliou a qualidade de mais de 3 mil turmas de creches e pré-escolas nas 5 regiões do Brasil

Published on 06/06/2022 04:17, by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Uma menina está sentada no chão. Ela brinca com letras de plástico em uma cartolina rosa. Imagem ilustra a notícia "Seminário discute a avaliação da qualidade na Educação Infantil".

No dia 10 de junho, a partir de 9h, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal transmite em seu canal no YouTube o seminário “Avaliação da qualidade da educação infantil: um retrato pós-BNCC”. Entre os palestrantes, estarão presentes a prof. Dra. Maria Malta Campos, consultora da Fundação Carlos Chagas; Rita Coelho, pesquisadora e socióloga do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil; a prof. Dra. Marisa Ferreira, do Instituto Vera Cruz e pesquisadora do NPEEI/IVC; o prof. Dr. Paulo Fochi, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, entre outros.

O evento apresenta os resultados do “Estudo Nacional sobre Qualidade da Educação Infantil”, realizado em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da Universidade de São Paulo. Com apoio da Fundação Itaú Social e do Movimento Bem Maior, a pesquisa foi a campo em 2021 em 12 municípios brasileiros de todas as regiões do país, visitando um total de 3.467 turmas escolares — sendo 1.683 em creches e 1.784 em pré-escolas, em 1.807 unidades educacionais.

Desenvolvimento do estudo

A pesquisa avaliou as unidades educacionais em quatro dimensões: infraestrutura, currículo, interações e práticas pedagógicas. Os indicadores utilizados estão alinhados ao que foi estabelecido como medida importante de qualidade da Educação Infantil, seja em documentos nacionais ou em consensos internacionais.

Já a qualidade foi medida tanto do ponto de vista de insumos, como infraestrutura, indicadores de gestão escolar, qualificação e condições de trabalho dos profissionais das unidades educacionais, quanto processos, em que o foco está nas interações, acolhimento, gestão dos conflitos entre as crianças e incentivo à sua autonomia. Também foram mensurados aspectos relacionados às práticas pedagógicas, como interações, planejamento, organização da rotina e espaços, entre outras.

A importância de levantar dados na primeira infância

Evidências científicas comprovam que o atendimento de qualidade na educação infantil faz diferença no desenvolvimento das crianças, com impacto positivo nas dimensões cognitiva, física e socioemocional, especialmente entre as mais vulneráveis. Esses fatos demonstram a urgência em garantir qualidade no atendimento oferecido nas unidades educacionais. Mas, como melhorar o que nunca foi medido?

Desde 2017, a Fundação, em parceira com o Lepes, tem buscado avançar na agenda sobre qualidade da educação básica, adaptando instrumentos de avaliação à realidade brasileira: roteiro de observação das atividades de turmas de educação infantil e questionários para professores e diretores escolares. O estudo divulgado agora é resultado deste esforço.

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