Instituto Mauricio de Sousa e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal distribuem 1.700 kits em ação de incentivo à leitura
Iniciativa faz parte da campanha “Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda”, com atividades no interior de São Paulo
Published on 28/10/2025 05:22, by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

A campanha “Contar Histórias na Primeira Infância é Para a Vida Toda”, fruto da parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), dá mais um passo importante em sua missão de estimular a leitura durante a primeira infância, classificada de 0 a 6 anos de idade. Ao todo, foram entregues 1.700 kits de leitura, cada um composto por cinco gibis, que foram destinados para parceiros no estado de São Paulo.
Os territórios selecionados – Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcellos; Barra de São Miguel e Cidade de Deus, em Guarulhos; Jardim Lapena, no extremo leste da cidade de São Paulo – integram a campanha “Territories of Care”, uma iniciativa da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que conta com a parceria da Gerando Falcões e, no caso do Jardim Lapena, com o apoio da Fundação Tide Setubal.
Nessas regiões, as ações de mobilização aconteceram entre os dias 11 e 25 de outubro, em celebração ao Mês das Crianças, com foco na promoção da leitura e no fortalecimento do vínculo entre cuidadores e crianças pequenas
A campanha, que estreou ainda em 2025 com o personagem Nelson Neto, o Nenê, redesenhado com os traços da Turma da Mônica Baby, tem como propósito sensibilizar cuidadores sobre a importância da leitura e contação de histórias desde os primeiros anos de vida, e reforça o compromisso social do Instituto com a alfabetização. O personagem simboliza a importância do cuidado, do afeto e da escuta ativa na primeira infância.
Criado em 2020, Nelson Neto nasceu para chamar a atenção dos pais e cuidadores para a promoção do desenvolvimento infantil em suas múltiplas dimensões (saúde, nutrição, educação, segurança e cuidados responsivos).
“Acreditamos no poder das histórias para transformar a infância e fortalecer os vínculos familiares. Trazer o cuidado com a infância como centro da campanha é essencial para ampliar a atenção social sobre o tema e inspirar mais famílias a criarem momentos de leitura com seus filhos”, afirma Marina Sousa, diretora-executiva do Instituto Mauricio de Sousa.
“Parcerias como esta mostram a força que nasce quando diferentes instituições se unem em torno de um mesmo propósito: garantir que cada criança tenha um início de vida repleto de afeto, cuidado e oportunidades. Ao lado do Instituto Mauricio de Sousa, conseguimos somar expertises e alcançar mais famílias, promovendo a leitura como um gesto de vínculo, desenvolvimento e amor na primeira infância”, finaliza Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.