Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Fundação apoia seminário internacional sobre monitoramento do desenvolvimento infantil

Evento do Ministério da Saúde reuniu gestores públicos, sociedade civil e especialistas da América Latina para debater estratégias e instrumentos de avaliação na primeira infância

Published on 02/05/2025 04:52, by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal participou, no dia 29 de abril, do 1º Seminário Internacional de Monitoramento do Desenvolvimento na Primeira Infância, realizado em Brasília (DF). O encontro reuniu representantes de sete ministérios do governo federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, pesquisadores e especialistas da América Latina, com objetivo de fortalecer o uso de evidências na construção de políticas públicas mais eficazes e equitativas para a primeira infância na região.

Iniciativa do Ministério da Saúde, o evento discutiu avanços, desafios e perspectivas para o monitoramento do desenvolvimento infantil em diferentes contextos nacionais e internacionais. O seminário foi realizado em parceria com a Fundação, o Diálogo Interamericano, o UNICEF, REMDI, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Durante a abertura, Marina Fragata Chicaro, diretora de Políticas Públicas da Fundação, destacou a importância de monitorar o desenvolvimento infantil – em nível individual e populacional – para garantir que todas as crianças tenham assegurado seu direito de se desenvolver plenamente. “Precisamos celebrar esse momento de diálogo. Esse encontro é essencial quando pensamos nas alavancas que devem ser acionadas no país para fortalecer o desenvolvimento infantil e combater as desigualdades. O monitoramento é fundamental para definir as estratégias capazes de orientar as políticas públicas, reconhecendo as múltiplas infâncias”, afirmou.

Experiências de monitoramento do desenvolvimento infantil

Durante o evento, foram apresentados inquéritos populacionais conduzidos na América Latina, com destaque para Chile, Uruguai e México, além de iniciativas globais que apoiarão a mensuração do ODS 4.2 e criarão referenciais para acompanhar o desenvolvimento infantil, como o Early Childhood Development Index 2030 (Unicef) e o Global Scales for Early Development (OMS), este último com apoio da Fundação.

Do lado brasileiro, foram apresentados exemplos de experiências de monitoramento populacional de crianças de 0 a 6 anos, como a adaptação do Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) no Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), o Projeto PIPAS – Primeira Infância Para Adultos Saudáveis, testado no Ceará and em capitais, e o módulo da primeira infância na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pnad Contínua, do IBGE.

Cooperação internacional e equidade no centro do debate

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal defende que monitorar é cuidar: acompanhar de forma sistemática o desenvolvimento das crianças permite diagnosticar desigualdades, avaliar o impacto das políticas implementadas e planejar ações integradas entre saúde, educação e assistência social. Por outro lado, a troca de experiências internacionais é essencial para qualificar as políticas públicas no Brasil, pois a cooperação entre países latino-americanos fortalece a construção de uma agenda comum pela primeira infância na região. 

O seminário representa, portanto, um marco na construção de uma estratégia nacional de monitoramento do desenvolvimento infantil, liderada pelo Ministério da Saúde e pautada na articulação de evidências e colaborações intersetoriais. Também reforça a importância de incluirmos a avaliação do desenvolvimento na primeira infância na estruturação da Integrated National Policy on Early Childhood., definindo instrumentos para o monitoramento populacional do desenvolvimento no país. 

O seminário internacional foi transmitido ao vivo pelo canal do Datasus no YouTube, em português e espanhol. Para conferir a íntegra, assista ao vídeo: 

Share