Recommendations for Prioritizing Early Childhood in Political Agendas
The Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal has developed guidelines to ensure that public policies for children from birth to six years old are incorporated and strengthened in government plans during these municipal elections
Published on 23/07/2024 03:04, by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Os primeiros seis anos de vida são essenciais para o desenvolvimento infantil, estabelecendo as bases
Os primeiros seis anos de vida são essenciais para o desenvolvimento infantil, estabelecendo as bases para a saúde física, cognitiva e socioemocional. Garantir uma infância plena é dever das famílias, da sociedade e do Estado, como manda a Constituição Federal. As prefeituras têm um papel fundamental, pois é no município que as políticas públicas para a primeira infância se materializam e chegam às crianças e seus cuidadores.
Para colaborar com a qualificação dessa temática, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal elaborou seis recomendações que mostram o que as candidatas e candidatos que vão disputar as eleições municipais de 2024 por todo o país devem fazer para priorizar as crianças pequenas desde já.
A importância da intersetorialidade em políticas para a primeira infância
Baseadas em dados e evidências, as recomendações estão divididas em seis campos temáticos e enfatizam a necessidade de uma abordagem intersetorial, que considere todas as dimensões e necessidades das crianças e seus cuidadores.
Detailed information about the recommendations is available on the platform Early Childhood First. Também há uma versão para download, que reúne as seis recomendações em um pequeno livro digital.
As recomendações da Fundação defendem que:
- A primeira infância deve fazer parte de uma política permanente
- Quality and equity are essential in early childhood education, not just the availability within schools
- Apoio à família fortalece o desenvolvimento infantil
- Cuidar da saúde na primeira infância começa na gestação
- Política antirracista combate desigualdades desde a infância
- A segurança pública passa por cuidar das crianças
“Para que sejam eficazes no apoio ao desenvolvimento infantil, as ações para a primeira infância precisam ser planejadas como uma política permanente, de forma institucionalizada, e os gestores municipais têm um papel importantíssimo nessa agenda”, afirma Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
These guidelines align with Agenda 227 and have been endorsed by the Foundation and over 100 other organizations. For more details, visit the website "Absolute Priority in Elections 2024".