Série “Primeira Infância no Município” reforça a prioridade para crianças de 0 a 6 anos
Coleção com seis guias práticos produzidos pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal orienta novas gestões municipais sobre como planejar e implementar políticas públicas para as crianças pequenas e suas famílias
Published on 29/01/2025 04:52, by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
O início dos mandatos dos novos prefeitos e prefeitas é uma grande oportunidade para renovar, em todo o país, o compromisso por melhores políticas públicas, com eficiência, qualidade e equidade. Para apoiar as ações que devem ser planejadas nestes primeiros meses de governo, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lança a série Primeira Infância no Município, que orienta os gestores sobre como priorizar as crianças pequenas desde já e demonstra como esse investimento tem o potencial de transformar a realidade do país.
A primeira infância, que corresponde aos primeiros seis anos de vida, é um período de rápido desenvolvimento, quando as crianças constroem as bases para sua saúde física, mental e socioemocional. Os municípios são essenciais nesse processo, pois é por meio deles que as políticas públicas chegam até as crianças e suas famílias.
Por isso, é fundamental que as ações para a primeira infância estejam contempladas pelos novos governos municipais. O investimento nessa fase é um estratégia eficaz para combater as desigualdades pela raiz, oferecendo programas e serviços de qualidade que apoiam o desenvolvimento infantil, gerando impactos positivos para toda a sociedade.
Produzida pela Fundação com auxílio de especialistas e parceiros técnicos, a coleção Primeira Infância no Município traz seis guias práticos que ajudam os gestores públicos a planejar, implementar e gerenciar ações voltadas à primeira infância nas áreas de políticas públicas, educação infantil, parentalidade, saúde, antirracismo e segurança pública.
Acesse aqui os seis volumes do guia e descubra como transformar as políticas públicas de primeira infância: