Forma de atuação:
Apoio técnico a políticas públicas
Apoio ao
Global Scales
for Early Development (Gsed) no Brasil
Status: Em andamento
-
Objetivo
Implementar o Gsed no Brasil a fim de avaliar o desenvolvimento de crianças com até 3 anos
-
Público
Gestores públicos do Executivo Federal
-
Parceiros
Organização Mundial de Saúde (OMS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Em 2023, a Fundação se uniu ao grupo de organizações globais que apoiam a segunda fase do Global Scales for Early Development (Gsed), uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para contribuir com o monitoramento do alcance da meta 4.2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que prevê a garantia de cuidados, educação infantil de qualidade e desenvolvimento integral na primeira infância a todas as crianças até 2030.
O Gsed busca construir um conjunto de instrumentos de uso livre e internacionalmente comparáveis para monitorar o desenvolvimento integral das crianças com até 36 meses em nível populacional e individual. Além disso, avalia o impacto dos programas e políticas com essa finalidade.
A primeira fase do projeto contemplou a validação de instrumentos em três países: Bangladesh, Paquistão e Tanzânia. A segunda etapa está em andamento, entre 2023 e 2025, na Costa do Marfim, China, Países Baixos e Brasil. O objetivo é criar padrões de desenvolvimento (curvas DPI) e adaptar a ferramenta para avaliação de uso clínico nos casos de crianças em risco de desenvolvimento.
O Centro de Desenvolvimento Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é parceiro técnico no Brasil e realizará o estudo em São Paulo (SP) e Pelotas (RS).
-
Resultados esperados
O conjunto de ferramentas do Gsed irá colaborar para uma análise aprofundada sobre a situação atual do desenvolvimento da criança na primeiríssima infância no Brasil, fornecendo informações inéditas para apoiar o fortalecimento de políticas públicas que atendam bebês, crianças pequenas e suas famílias.