Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Agosto Verde, Mês da Primeira Infância, destaca importância desta fase no desenvolvimento infantil

Com tema “Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro” , campanha de sensibilização da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal vai espalhar conteúdos pela internet, TV, mobiliário urbano e transporte público

Publicado em 01/08/2024 04:42, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Período essencial para o desenvolvimento das crianças, a fase que vai até os 6 anos de idade ganha destaque neste mês com a chegada do Agosto Verde, o Mês da Primeira Infância.

Para marcar a data, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lança a campanha “Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro” , promovendo ações de conscientização sobre a importância dos cuidados e estímulos adequados para o desenvolvimento infantil.

A campanha começa com o lançamento do selo “Agosto Mês da Primeira Infância” , que identificará todos os materiais relacionados ao tema produzidos pela Fundação e seus parceiros – e está disponível para uso do público. Clique aqui para fazer o download do selo.

A programação também contará com o lançamento em vídeo do manifesto “Cada passo do começo” sobre a primeira infância e o lançamento do novo site institucional da Fundação.

As ações seguem com a veiculação de uma campanha audiovisual na TV e na internet estrelada pelo influenciador digital Nelson, o Nenê, que também ganhará às ruas, com divulgação nos relógios públicos e nas estações de metrô e trem de São Paulo (SP).

Essas iniciativas serão apoiadas ainda pela campanha #CuidarDeCadaCriança, com conteúdos nas redes sociais da Fundação, de influenciadores e de parceiros.

“Diversas evidências demonstram que investir nos primeiros anos de vida é uma forma efetiva de combater as desigualdades, romper o ciclo de pobreza que atravessa as gerações, evitar medidas compensatórias no futuro e proteger as infâncias de hoje e do amanhã. A celebração do Mês da Primeira Infância é muito importante, pois nos convida a espalhar essa mensagem, debater o tema com a sociedade e mobilizar a classe política” , afirma Mariana Luz, CEO da Fundação.

Esse é o segundo ano de celebração da data, que foi oficializada pela lei 14.617, de julho de 2023. Além de criar o Mês da Primeira Infância, o texto também determina a realização de diversas atividades por iniciativa dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Entre outras ações, a lei prevê a promoção de ações de conscientização, em todo o território nacional, sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças e a suas famílias e um esforço das casas legislativas em votar e priorizar debates sobre matérias voltadas às crianças na primeira infância.

Um avanço recente ocorreu no fim de junho, com a assinatura do decreto presidencial que estabelece diretrizes para a criação de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.

O decreto teve como base o relatório do Grupo de Trabalho (GT) Primeira Infância do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), do qual a Fundação e o Todos pela Educação assinam a relatoria técnica. Criado em agosto do ano passado, o GT teve como objetivo criar as recomendações para a construção desta política, que está em fase de elaboração e deve ser lançada em outubro.