Menu de Acessibilidade

Contraste Contraste

Cor normal

Espaço do texto Espaço do texto

Espaçamento Normal

Tamanho de texto Tamanho do texto

Normal

Libras Acessível em libras
Leitor de site

Em parceria com a Fundação, Columbia University realiza curso sobre primeira infância para jornalistas brasileiros

Com inscrições até 14 de abril, seminário apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal abordará o impacto do clima, da tecnologia e das desigualdades no desenvolvimento infantil

Publicado em 13/03/2025 12:07, por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

A iniciativa recebe apoio da Fundação desde 2017 e esta será a segunda edição realizada no Brasil (Foto: Júlio César Almeida / Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal)

A Universidade de Columbia (Nova York), com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, abre inscrições para a edição brasileira de 2025 do Early Childhood Journalism Initiative, programa do Dart Center for Journalism and Trauma voltado à formação de jornalistas sobre a primeira infância. O seminário intensivo será realizado de 27 a 29 de junho no Rio de Janeiro e oferecerá bolsas de reportagem de US$ 1.000 (cerca de R$ 5.800) aos participantes. Inscreva-se até as 18h (horário de Brasília) do dia 14 de abril.

Ao longo de três dias, o seminário discutirá como crianças de 0 a 6 anos são impactadas pela crise climática, pela tecnologia e pelas desigualdades social e racial. O objetivo é ampliar a cobertura jornalística sobre a primeira infância, promovendo uma abordagem transversal e aprofundada. A iniciativa recebe apoio da Fundação desde 2017 e esta será a segunda edição realizada no Brasil

Os candidatos devem propor uma pauta alinhada aos temas do seminário, com a expectativa de que a reportagem seja produzida, com apoio editorial de um mentor experiente, entre julho e outubro de 2025. Ao todo, 20 jornalistas brasileiros serão selecionados.

Perfil dos candidatos

A preferência será dada a jornalistas brasileiros com experiência na cobertura de clima e meio ambiente, tecnologia, saúde, educação e desigualdade social e racial. Além disso, será considerada a a diversidade de veículos, incluindo grandes organizações de notícias, mídias locais e independentes.

Os candidatos devem demonstrar também que seu projeto tem um veículo de publicação ou transmissão provável.

O programa cobrirá a passagem aérea ou o transporte terrestre das cidades de origem dos participantes para o Rio de Janeiro, além de hospedagem e refeições durante o seminário. Para os selecionados que já residem na cidade, será oferecida uma ajuda de custo diária para transporte local.

Múltiplas infâncias

No Brasil, crianças pequenas em situação de vulnerabilidade são desproporcionalmente afetadas pela degradação ambiental, exclusão digital e pelas desigualdades social e racial. De eventos climáticos extremos que afetam a moradia e a segurança alimentar ao racismo estrutural da sociedade brasileira, esses fatores afetam a trajetória das crianças desde o começo da vida. 

À medida que o Brasil se prepara para receber líderes mundiais ao sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em Belém (Pará), em novembro de 2025, este programa tem como objetivo colocar o desenvolvimento infantil e o investimento na primeira infância no topo da agenda do debate público.

O seminário

O seminário faz parte da Early Childhood Journalism Initiative, lançada em 2017 pelo Dart Center for Journalism and Trauma para incentivar jornalistas de todo o mundo a produzirem reportagens sobre crianças pequenas e seus cuidadores. Para mais informações sobre o programa, acesse o site do Dart Center for Journalism and Trauma. Veja os requisitos e faça sua inscrição na edição 2025 do programa. 

Compartilhe